Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37380
Tipo: TCC
Título: As concepções que as famílias possuem acerca da educação infantil e de sua relação com a escola
Autor(es): Jota, Ana Vera Nogueira
Orientador: Ribeiro, Maria de Jesus Araújo
Palavras-chave: Família;Instituição de Educação Infantil;Educação Infantil
Data do documento: 2015
Citação: Jota, A. V. N.; Ribeiro, M. J. A. (2015)
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa realizada em uma escola de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Solonópole-Ce. O objetivo foi investigar as concepções que as famílias possuem acerca da educação infantil, envolvendo aspectos como: a concepção de criança, de infância, desenvolvimento e aprendizagem e a relação da família com a escola no cotidiano da educação infantil. Para tanto, fez-se necessário trazer um breve histórico sobre os conceitos de família, de infância e de criança, como também enfocar as concepções sobre o processo de desenvolvimento e da aprendizagem, embasados nas contribuições de Vygotsky (1991; 2008), Kramer (2006; 2009) e Oliveira (1997), além de documentos legais como a LDBEN (BRASIL, 1996), DCNEI (BRASIL, 2009) e outros. A abordagem qualitativa, de caráter investigativo foi desenvolvida com características de estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram cinco mães de alunos de três anos de idade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com perguntas relativas aos objetivos desta pesquisa. As entrevistas revelaram que as famílias desconhecem a finalidade da Educação Infantil, atribuindo a ela um papel de ensinar a leitura e escrita convencional antecipadamente. Um fato evidenciado é a visão que as famílias têm ao colocar seus filhos na escola, não com o intuito de desenvolvimento pleno da criança, mas sim para prepará-la para o que ela possa vir a ser no futuro. Também foi identificado que, para as famílias, a relação entre família e escola é muito importante e deve ser mantida através do diálogo. No entanto, essa relação se dá apenas quando são feitas convocações para reuniões ou eventos na Instituição. Assim, cabe à Instituição desenvolver estratégias que possibilitem a aproximação espontânea da família para que juntas possam buscar meios de fortalecer essa parceria.
Descrição: JOTA, Ana Vera Nogueira.As concepções que as famílias possuem acerca da educação infantil e de sua relação com a escola. 2015. 66f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37380
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_avnjota.pdf652,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.