Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37399
Title in Portuguese: A relevância da arte como catalisadora do desenvolvimento das crianças de uma creche do município de Fortaleza
Author: Simões, Ana Paula dos Santos Alves
Advisor(s): Silva, Francisco José Chaves da
Keywords: Arte
Formação de Professores
Desenvolvimento
Issue Date: 2015
Citation: Simões, A. P. S.; Silva, F. J. C. (2015)
Abstract in Portuguese: Esta monografia é fruto de uma pesquisa desenvolvida no curso de Especialização em Docência na Educação Infantil promovido pela Faced/UFC e trata da relevância da arte como catalisadora do desenvolvimento das crianças de uma creche do Centro de Educação Infantil (CEI) do município de Fortaleza, que atende crianças de um a quatro anos de idade, exprimindo os possíveis obstáculos que dificultam a atuação da arte, como um dos elementos promotores do desenvolvimento infantil. Para embasar este trabalho foram utilizadas várias referências de estudiosos da área abalizados como Barbosa (2012), Duarte Jr. (1981), Ostetto (2012), Rego (1995) entre outros. A metodologia utilizada durante a pesquisa foi a abordagem qualitativa, e a técnica empregada embasou-se em entrevistas semiestruturadas, constante de dois instrumentos para a coleta de dados - roteiro de entrevista semiestruturada e gravador de voz. As entrevistas foram feitas com duas professoras responsáveis por garantir as experiências ligadas às linguagens da arte às crianças do CEI. A análise dos dados revelou que a arte é considerada, pelas professoras entrevistadas, como importante no desenvolvimento das crianças da referida creche, porém, a educação estética enfrenta alguns percalços e desafios que a relega ao segundo plano. Ponderou-se em arrematamentos que a relevância da arte no desenvolvimento infantil dentro da creche referida é reflexo da atuação das professoras na dinâmica de seus trabalhos com a arte e no encontro destes com as crianças, assim como, também, do processo de formação (profissional, continuada, pessoal) e do compromisso das professoras de conhecer arte.
Description: SIMÕES, Ana Paula dos Santos Alves. A relevância da arte como catalisadora do desenvolvimento das crianças de uma creche do município de Fortaleza. 2015. 55f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37399
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EDEI - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_apsasimoes.pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.