Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37424
Title in Portuguese: Materiais lúdicos em ambientes escolares: usos práticos e possibilidades
Author: Forte, Maria Ivonilde de Souza
Advisor(s): Pinto , Geórgia Albuquerque de Toledo
Keywords: Educação Infantil
Brincadeiras
Aprendizagem
Educación Infantil
Juegos
Desarrollo del niño
Issue Date: 2015
Citation: Forte, M. I. S.; Pinto, G. A. T. (2015)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho tem por objetivo analisar o material lúdico como instrumento facilitador da aprendizagem e conhecer como usam e qual a percepção do professor de Educação Infantil de sua importância para o desenvolvimento da criança. Para fundamentação e análise dos dados, os referenciais teóricos foram baseados nas reflexões de Jucá (2011), Ceará (2011), Kishimoto (2010), Faria et al. (2007), Brasil (1996), entre outros. Esta é uma investigação de cunho qualitativo, estruturada a partir do método de estudo de caso, o procedimento metodológico utilizado foi o questionário fechado com 23 itens. Participaram da pesquisa 15 professoras de CEIs da prefeitura de Fortaleza-Ce. Como resultados, percebeu-se que todos os professores demonstraram uma preocupação na utilização de brinquedos adequados para o pleno desenvolvimento das crianças, mostrando assim, sua compreensão diante do brincar dentro do espaço educacional. Constatou-se, no entanto, que falta qualidade nos brinquedos utilizados, a quantidade deles é insuficiente, nem todos os espaços são adequados para guardá-los, nem a higienização é realizada a contento. Com este estudo, espera-se trazer uma contribuição aos educadores interessados em rever e desenvolver sua prática pedagógica, o texto em sua simplicidade aborda informações ricas e úteis para a Educação Infantil.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo analisar el material de juegos como facilitador del aprendizaje y saber cómo utilizan y la percepción del maestro de Educación Infantil de su importancia para el desarrollo del niño. Para la fundamentación y análisis de datos, los marcos teóricos se basan en las reflexiones de Jucá (2011), Ceará (2011), Faria et al. (2007), Kishimoto (2001), Brasil (1996), entre otros. Se trata de una investigación de abordaje cualitativo, estructurado a partir del método de estudio de caso, el enfoque utilizado fue un cuestionario con 23 ítens cerrados. Los participantes fueron 15 maestras de CEIS de Fortaleza-Ce. Como resultado, se observó que todos los maestros demostraron una preocupación en el uso de los juguetes adecuados para el sano desarrollo de los niños, mostrando así su comprensión ante su importancia dentro del espacio educativo. Se encontró, sin embargo, que los CEIs carecen de juguetes de calidad, la cantidad de ellos es insuficiente, ni todos los espacios son adecuados para su almacenamiento, incluso, la limpieza se lleva a cabo de manera insatisfactoria. Se espera que este estúdio sea una contribución a los educadores interesados en la revisión y el desarrollo de su práctica, el texto en su simplicidad aborda información rica y útil para la Educación Infantil.
Description: FORTE, Maria Ivonilde de Souza. Materiais lúdicos em ambientes escolares: usos práticos e possibilidades. 2015. 66f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37424
Appears in Collections:EDEI - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_misfortes.pdf693,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.