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Title in Portuguese: A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil
Author: Cordeiro, Maria Herbene de Sousa
Advisor(s): Sá, Ticiana Santiago de
Keywords: Educação Infantil
Inclusão escolar
Interações sociais
Kindergarten
Issue Date: 2012
Citation: Cordeiro, M. H. S.; Sá, T. S. (2012)
Abstract in Portuguese: A pesquisa teve como objetivo identificar quais as concepções das professoras e da coordenadora pedagógica da Educação Infantil sobre inclusão escolar. A base teórico-metodológica apóia-se na Teoria Sócio-interacionista de Desenvolvimento e Aprendizagem Humana, a partir dos estudos de Lev Semiónovitch Vygotsky e em autores que se ocuparam desta temática. Vygotsky, representante do Sócio-Interacionismo postula que o professor deve ser um mediador entre o aprendiz e o conhecimento. O autor trabalha com a noção de que a relação homem-mundo não é uma relação direta, mas essencialmente mediada. Com a educação inclusiva, a mediação adquire um caráter de grande importância, uma vez que abrange três questões imprescindíveis ao processo de construção do conhecimento que é o aluno, o professor e a cultura. Sendo assim, o autor considera também que as interações sociais são fundamentais para o desenvolvimento humano e para a aprendizagem. Em contato com outras crianças e vivenciando as interações mediadas pelas professoras o desenvolvimento pleno das crianças com necessidades educacionais especiais poderá ter mais chance de acontecer. Para coletar dados sobre a temática foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com duas professoras e uma coordenadora pedagógica e um esboço de análise do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil (CEI) pertencente a rede pública de ensino do município de Pacatuba – Ce. A análise do material coletado possibilitou as seguintes conclusões: indicaram que a falta de formação técnica e pedagógica das professoras para ensinar as crianças com necessidades educacionais especiais é um dos obstáculos que precisa ser enfrentado; com relação ao trabalho desenvolvido em sala de aula, as professoras demonstraram insegurança, por desconhecerem as estratégias de ensino adequadas para cada criança de acordo com suas especificidades; quanto ao Projeto Político Pedagógico, este apenas garante a matrícula das crianças inclusas, quando se refere ao Art.53. Inc.III do Estatuto da Criança e Adolescente no que diz respeito a igualdade de condições para o acesso e permanência de todos na escola e o atendimento educacional especializado as pessoas com necessidades educacionais especiais de preferência na rede regular de ensino. Como sugestões se destacaram: necessidade de orientação pela equipe multidisciplinar, formação continuada, melhoria da infra-estrutura, recursos pedagógicos adequados, experiência prévia junto a alunos com necessidades educacionais especiais, além do apoio da família e da comunidade. Os dados permitiram então, identificar aspectos necessários à efetivação da proposta inclusiva. Constatou-se enfim, que a concepção de inclusão vigente na instituição, apesar do apoio técnico da equipe que compõe o Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal da Educação de Pacatuba, ainda tende ao acolhimento, pois a implementação da inclusão requer o preparo da instituição em vários aspectos, inclusive dos profissionais que ali atuam.
Abstract: The research aimed to identify the conceptions of teachers and educational coordinator of early childhood education on school inclusion. The theoretical and methodological base rests on socio-interactionist theory of Human Development and Learning, from studies of Lev Vygotsky Semionovitch and authors who have addressed this issue. Vygotsky, representative of Socio-interactionism posits that the teacher should be a mediator between the learner and knowledge. The author works with the notion that the relationship between man and the world is not a direct relationship, but essentially mediated. With inclusive education, mediation acquires a character of great importance, since it covers three issues essential to the process of knowledge construction that is the student, the teacher and culture. Thus, the author also believes that social interactions are essential for human development and learning. In contact with other children and experiencing the interactions mediated by the teachers the full development of children with special educational needs may be more likely to happen. To collect data on the subject were conducted semi-structured interviews with two teachers and an educational coordinator and an outline of Project Political analysis of the Early Childhood Center (ERC) belonging to public schools in the municipality of Pacatuba - Ce. The analysis of the collected material allowed the following conclusions indicated that the lack of technical and pedagogical training of teachers to teach children with special educational needs is one of the obstacles that must be faced; regarding work in the classroom, teachers demonstrated insecurity, through ignorance of teaching strategies appropriate for each child according to their specificities, as the Political Pedagogical Project, this only ensures the registration of children included when referring to Art.53. Inc.III the Statute of Children and Adolescents with regard to equal conditions for access and permanence of all the school and specialized educational services to people with special educational needs preferably in the regular school system. As suggestions are highlighted: the need for guidance by the multidisciplinary team, continuing education, improving infrastructure, adequate teaching resources, previous experience with students with special educational needs and the support of family and community. The data allowed then identify aspects necessary to effect the proposed inclusive. It was found at last, that the prevailing conception of inclusion in the institution, despite the technical support team that makes up the Center for Inclusive Education of the Municipal Education Pacatuba, still tends to host, for the implementation of inclusion requires the preparation of the institution in several respects, including the professionals who work there.
Description: CORDEIRO, Maria Herbene de Sousa. A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil. 2012. 68f. -TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37453
Appears in Collections:EEI - Monografias

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