Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37455
Tipo: TCC
Título: Língua escrita na Educação Infantil III: compreensão dos professores sobre a alfabetização e o letramento
Autor(es): Penha, Eliane Batista
Orientador: Gondim, Meire Virgínia Cabral
Palavras-chave: Educação Infantil;Escrita;Alfabetização;Letramento
Data do documento: 2012
Citação: Penha, E. B.; Gondim, M. V. C. (2012)
Resumo: Este trabalho investigou a compreensão dos professores da Educação Infantil III sobre a alfabetização e o letramento e suas implicações para o ensino da língua escrita nas salas com crianças de três anos. A pesquisa teve como objetivos específicos compreender a visão dos professores sobre o desenvolvimento das experiências de alfabetização e de letramento nas salas de Educação Infantil III. Para alcançar os objetivos, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como estratégia metodológica, realizada individualmente com as duas professoras participantes. Foram empregados como instrumentos para o registro das informações coletadas o diário de campo e a gravação em áudio, como suporte para auxiliar na transcrição das entrevistas. Para a pesquisa bibliográfica, recorreu se às autoras Ferreiro e Teberosky (1999) e Soares (2004, 2006, 2009). Os achados da pesquisa, por meio da análise dos dados, sugerem que os professores, apesar de possuírem conhecimentos teóricos e de em suas falas contemplarem práticas de alfabetização e de letramento dentro de uma abordagem sociointeracionista, mesmo assim, mantêm ideias e ações arraigadas na educação tradicional, e que se utilizam, ainda, de ações pedagógicas habituais ao Ensino Fundamental para o ensino da língua escrita na Educação Infantil.
Abstract: This work wanted to know the understanding of kindergarten rooms III’ teaches about literacy and yours implications to the teaching of written language in classrooms with children with 3 (three) years old. The search had like specific objectives to identify teachers 'conceptions about literacy and understand the teachers' view on the development of literacy experiences and literacy in the kindergarten rooms III. To get the objectives, was carried out a qualitative research, using semi-structured interview as a methodological strategy, carried out individually with both teachers’ participants. Used as instruments to record the information collected field diary and audio recording, and support to assist in transcribing the interviews. For the literature search were chosen authors Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2004, 2006, 2009). The findings, by analyzing the data suggest that although the teachers possess theoretical knowledge and develop literacy practices and literacy within a socio-interactionist approach, yet retain ideas and actions rooted in traditional education, and which use also the usual pedagogical activities for elementary school language teaching writing in kindergarten.
Descrição: PENHA, Eliane Batista. Língua escrita na Educação Infantil III: compreensão dos professores sobre a alfabetização e o letramento. 73f.- TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37455
Aparece nas coleções:EEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_ebpenha.pdf611,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.