Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Francisco José Chaves da-
dc.contributor.authorPonte, Patrícia Pereira-
dc.date.accessioned2018-11-21T11:28:25Z-
dc.date.available2018-11-21T11:28:25Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPonte, P. P.; Silva, F. J. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37474-
dc.descriptionPONTE, Patrícia Pereira. As artes visuais na escola: um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores de um Centro de Educação Infantil – CEI do município de Fortaleza. 2015. 69f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the art education in the early childhood. It is the result of days of concerns and questions that were awakened during the course and my professional practice. The question to be addressed is the methodological question, “How the visual art education in early childhood is performed by the teachers' perception?". Such question plays a vital role to be addressed in Early Childhood Center the Fortaleza city. This study was conducted within a public school in order to understand teachers' perception about the work done with visual arts. Therefore, the main contributions were given by the teachers of an Early Childhood Center in Fortaleza from September and October of 2014. The proposed methodology was verified by a field work through a questionnaire and the observation of art classes. Furthermore, a reflective analysis starts from the point of view of several authors’ e.g. Barbosa (1991) and (2003), Duarte (1991), Ferraz (2009), Fusari and Ferraz (1993), Fulghum (1988), Iavelberg (2003), Kramer (1993 ) and Lowenfeld (1977) which, among other questions, have contributed to understand the art education in the child development. In this context, the teachers’ visual arts know how, perception, evaluation in the school, play a vital role for the early childhood education. Moreover, these visual art activities can be analyzed and weighted. This research is important as something with a reflective and provocative look to seek in the reality how the visual arts have been worked by teachers in the classroom. Finally, the reality has shownthe difference "speaking and doing" by part of the teachers during the visual art education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectArt Historypt_BR
dc.titleAs artes visuais na escola: um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores de um Centro de Educação Infantil – CEI do município de Fortaleza.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa constitui-se um convite à reflexão sobre o ensino da arte na educação infantil, e é fruto de inquietações e questionamentos que foram despertados por meio de ponderações profissionais surgidas a partir da minha práxis e do conhecimento gerado durante o curso de graduação. A questão metodológica acerca de como é realizado o ensino da arte na educação infantil e qual a percepção dos professores sobre esse ensino traz como fio condutor o problema: As Artes Visuais na Escola: um Estudo sobre as Práticas Pedagógicas dos Professores de um Centro de Educação Infantil – CEI do Município de Fortaleza. Esse estudo foi realizado em um ambiente escolar, tendo como principais colaboradores os professores, objetivando compreender a percepção das professoras de um Centro de Educação Infantil (CEI), da Secretaria Executiva da Regional II (SER II), do município de Fortaleza, sobre o trabalho que é realizado com as artes visuais, no período de setembro a outubro de 2014. A proposta metodológica envolve uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário e observação de aulas de arte. Também foi feita uma análise reflexiva sobre parte da visão de autores como Barbosa (1991) (2003), Duarte (1991), Ferraz (2009), Fusari e Ferraz (1993), Fulghum (1988), Iavelberg (2003), Kramer (1993) e Lowenfeld (1977), os quais, entre outras questões, contribuíram para a compreensão da importância do ensino da arte na formação da criança. Neste contexto, destaca-se a necessidade de analisar qual o papel das artes visuais na educação infantil, qual a importância dada à arte pelos professores no contexto escolar, conhecer como os professores percebem o trabalho com as artes visuais na educação infantil e avaliar como estes escolhem as atividades de artes e trabalham com elas em sala de aula, bem como quais os desdobramentos das mesmas. Assim, esta pesquisa encontra relevância como algo provocativo/reflexivo, ao procurar perceber como as artes visuais vêm sendo trabalhadas pelas professoras na realidade da sala de aula. Temos como resultado a constatação que na pratica existe uma discrepância entre o falar e o fazer, por parte dos professores, no ensino das artes visuais. .pt_BR
Aparece nas coleções:EEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_ppponte.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.