Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37527
Title in Portuguese: Psicomotricidade em sala de aula
Author: Oliveira, Eliane Carlos de
Advisor(s): Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Keywords: ducação Infantil e Fundamental
Recursos e à postura
Escolarização infanto-juvenil.
Issue Date: 2006
Citation: Oliveira, E. C.; Ferreira, G. M. M. (2006)
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem como objetivo principal enriquecer a prática educativa formal – Educação Infantil e Fundamental – através de sugestões quanto à rotina, aos recursos e à postura, baseados numa prática psicomotora. Inicialmente serão trazidos os pontos significativos de duas teorias que tratam do desenvolvimento da inteligência humana: Epistemologia Genética para demarcar as etapas de desenvolvimento da inteligência e Teoria das Inteligências Múltiplas que demonstrar a diversidade na expressão intelectual, respectivamente desenvolvidas por Jean Piaget e Howard Gardner. A partir deste ponto, a psicomotricidade será apresentada em seus aspectos principais e explicitando os fundamentos comuns às teorias citadas. Em seguida, um panorama geral sobre a história da educação formal servirá para uma análise crítica e reflexiva da situação atual da escolarização infanto-juvenil.Finalmente sugestões de práticas e posturas pedagógicas são apresentadas com a finalidade de atender e respeitar as diferenças entre os indivíduos que compõe uma sala de aula, buscando atender as necessidades motoras, relacionais e cognitivas de forma criativa e humana.
Description: OLIVEIRA, Eliane Carlos de. Psicomotricidade em sala de aula. 2006. 42f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37527
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EPUFC - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_tcc_ecoliveira.pdf377,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.