Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37532
Tipo: TCC
Título: Uma estratégia de intervenção em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
Autor(es): Cavalcante, Regina Cláudia Pinheiro
Orientador: Silva, Luciane Ponte e
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção;Hiperatividade;Indisciplina
Data do documento: 2007
Citação: Cavalcante, R. C. P.; Silva, L. P. (2007)
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo geral apresentar uma análise profunda e reflexiva, a partir de uma revisão bibliográfica, sobre um tema cada vez mais freqüente nas salas de aula e que, ainda hoje, gera dúvidas quanto ao que vem a ser um Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e comportamentos relativos a Indisciplina. Especificando um pouco mais esse objetivo pretende-se apresentar o conceito e as características do Transtorno do Déficit de Atenção /Hiperatividade (TDAH), juntamente com suas causas e implicações; conhecer os aspectos mais importantes da Psicomotricidade, uma área de atuação que vem se fazendo cada vez mais presente nos trabalhos realizados com crianças que apresentam distúrbios de aprendizagem; e apresentar a Psicomotricidade como uma estratégia efetiva de intervenção na criança com TDAH, apontando alternativas para a superação do problema no sentido de ajudar o aluno a continuar aprendendo apesar das dificuldades. Diante das questões aqui levantadas, acredita-se ser de grande importância a realização desta monografia sobre o TDAH, no sentido de esclarecer pais e professores sobre tais comportamentos, suas implicações, repercussões, e como tratá-los, tanto no âmbito familiar como na escola, mostrando ainda a importância do diagnóstico precoce para que sejam prevenidas, no futuro, conseqüências adversas e muitas vezes irreversíveis. Na conclusão dessa monografia, contemplam-se, nomeadamente as mudanças de perspectivas que vêm influenciando um novo modelo na educação, em termos de um trabalho conjunto a ser realizado por pais, professores, escolas, e profissionais da saúde e educação, visando beneficiar e otimizar o processo de aprendizagem para todos os alunos. Nesse sentido, cuidar positivamente dos alunos com TDAH, constitui uma maneira de proporcionar uma escola adequada para todas as crianças.
Descrição: CAVALCANTE, Regina Cláudia Pinheiro. Uma estratégia de intervenção em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). 2007. 64f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37532
Aparece nas coleções:EPUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_rcpcavalcante.pdf430,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.