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Title in Portuguese: Conhecendo um pouco mais para conviver melhor com a criança portadora de Síndrome de Down
Author: Saraiva, Alvina Leandro Nobre
Advisor(s): Alencar, Maristela Lage
Keywords: Síndrome de Down
Adaptações e carente de profissionais
Profissionais
Issue Date: 2003
Citation: Saraiva, A. L. N.; Alencar, M. L. (2003)
Abstract in Portuguese: Falar de Síndrome de Down (SD) e, do grande número de teorias e instituições dedicadas a essa especificidade do quadro das necessidades especiais, é sobretudo, mostrar o alto índice de dificuldades enfrentadas pelos portadores de S.D., no que diz respeito ao processo de emancipação e cidadania de seus integrantes. E este trabalho enfoca o acentuado despreparo do ambiente sócio-cultural no qual eles convivem. Cada avanço neste contexto é considerado como uma grande conquista, sendo os espaços, familiar e educacional, o grande campo no trato do entendimento sobre as peculiaridades da SD. Portanto, é de fundamental importância o processo de socialização que a escola desempenha, até porque, foi a escola e, principalmente a escola pública, que historicamente, dedicou-se aos alunos considerados como “normais”, permitindo que os portadores de necessidades especiais fossem deixados em segundo plano e/ou confinados em cárceres domésticos, restando apenas para uns poucos privilegiados, o encaminhamento às “instituições especializadas”. O surgimento da filosofia da inclusão, permite que alunos portadores ou não de cuidados especiais possam conviver em um mesmo espaço feito de adaptações e carente de profissionais especialistas em necessidades especiais, como pedagogos, psicopedagogos, psicomotricistas, terapeutas e outros que se fazem necessários na escola da inclusão. E é voltado para a inclusão da criança especial no sistema regular de ensino, que este trabalho enfoca as dificuldades e os aspectos educacionais relativos à alfabetização de crianças e jovens portadores da Síndrome de Down.
Description: SARAIVA, Alvina Leandro Nobre. Conhecendo um pouco mais para conviver melhor com a criança portadora de Síndrome de Down. 2003. 53f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37610
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