Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlencar, Maristela Lage-
dc.contributor.authorTeixeira, Débora Maria Chaves Braga-
dc.date.accessioned2018-11-23T14:11:33Z-
dc.date.available2018-11-23T14:11:33Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationTeixeira, D. M. C. B.; Alencar, M. L. (2003)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37623-
dc.descriptionTEIXEIRA, Débora Maria Chaves Braga. O caminhar da inclusão. 2003. 115f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRevisão teórica sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano,pt_BR
dc.subjectHistórico da inclusãopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleO caminhar da inclusãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho centra-se na construção de uma proposta inclusiva do Colégio Shalom, bem como desenvolver e atualizar a revisão teórica sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano, estudando a concepção de autores que contribuem nesse processo. O seu roteiro inicia-se com o histórico da inclusão no mundo e no Brasil ressaltando as conquistas e avanços, como também, procura despertar a visão crítica da realidade que estamos inseridos no que diz respeito às bases legais em vigência, para não acomodar e sim fortalecer os direito declarados. A partir dos princípios inclusivos, fundamentar e sistematizar a prática do professor, bem como despertar e sensibilizar o corpo discente, corpo administrativo e a família na condição de parceiros que estabelecem uma rede de apoio. A sondagem a respeito da inclusão com o corpo docente e discente configura a realidade onde este trabalho será desenvolvido como forma de fornecer elementos significativos para a reorganização da proposta pedagógica, norteando caminhos para a operacionalização. A amostra relata existir, por parte de ambos, uma grande aceitação e disposição para o desenvolvimento, compromisso e desejo de aprofundar a teoria com estudos e debates colaborando de forma direta a concretização da inclusão de todos na aprendizagem e na participação das atividades sociais. A família como estrutura básica tem papel determinante no desempenho da aprendizagem e, por conseguinte, no processo inclusivo do aluno. A proposta, portanto, é ressiginificar a prática pedagógica na escola através da remoção de barreias conceituais, atitudinais e política-administrativa, fortalecendo as relações intra e interpessoais de todos que compõem a comunidade escolar.pt_BR
Appears in Collections:EICESREUFC - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_tcc_dmcbteixeira.pdf864,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.