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dc.contributor.advisorPereira, Tereza Maria Monteiro-
dc.contributor.authorTeixeira, Renata Cid Varela Leite-
dc.date.accessioned2018-11-23T18:00:47Z-
dc.date.available2018-11-23T18:00:47Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationTeixeira, R. C. V. L.; Pereira, T. M. M. (2003)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37640-
dc.descriptionTEIXEIRA, Renata Cid Varela Leite. A educação especial da criança com Síndrome de Down. 2003. 54f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectConstrução da linguagem e de aprendizagempt_BR
dc.titleA educação especial da criança com Síndrome de Downpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste estudo foi pesquisar qual a importância da educação especial para a formação e desenvolvimento das crianças portadoras de síndrome de Down e a influência da estimulação precoce em relação à aquisição de linguagem., bem como esclarecer e informar os sentimentos em relação ao portador desta síndrome, tentando minimizar o preconceito que estes sofrem. Todos os bebês são diferentes, o mesmo ocorre com os portadores da síndrome de Down. A pesquisa passou por abordagens neurológicas, psicológicas, anatômicas e pedagógicas, com objetivo de ampliar cada vez mais o campo de estudo. E como a aprendizagem é processo complexo, na qual existem infinitas definições e conceitos, procurou-se manter uma linha de trabalho, seguindo uma seqüência, passando por diversas etapas desde educação infantil, até a descrição da relação entre o cérebro e a linguagem. Para finalizar o trabalho, é necessário enfatizar que o papel da família é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças portadoras de necessidades especiais e, principalmente, para a criança com síndrome de Down, que é o objetivo deste estudo. Ressaltando que em toda bibliografia pesquisada, constatou-se a importância da família nos processos de construção da linguagem e de aprendizagem como um todo.pt_BR
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