Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37785
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Psicanálise e rock: desconstruindo a intolerância religiosa na escola
Título em inglês: Psychoanalysis and rock: deceiving religious intolerance in school
Autor(es): Oliveira, Sidney Nilton de
Palavras-chave: Psicanálise;Rock;Intolerância religiosa;Escola;Contradições;Emancipação
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Psicologia - UFC
Citação: OLIVEIRA, Sidney Nilton de. Psicanálise e rock : desconstruindo a intolerância religiosa na escola. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 226-230, 2018.
Resumo: Nas duas últimas décadas têm aumentado assustadoramente os relatos de estudantes que sofreram atos de violência dentro da escola porque exerceram a sua sexualidade, a sua ideologia ou a sua religião. Dentro das escolas ou em seus entornos temos idêntica situação. Mesmo considerando as particularidades regionais ou situacionais percebe-se que as manifestações de ódio se multiplicaram por todo o país. Temas ou slogans fascistas não estão enterrados ou banidos como se pensava. As crianças e adolescentes são, como todos e todas, sujeitos de seu tempo histórico e de seu contexto político, cultural e econômico. Cada forma de organizar nossa vida social deixa suas marcas, cria seus sintomas e liberta seus fantasmas. Em uma sociedade de classe, o desejo é capitulado pelas armadilhas do consumo e da manutenção da estrutura. Há poucas rotas de fuga e as contradições são escondidas de modo manifesto ou latente. Há de se decifrar os portais da emancipação.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37785
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_snoliveira.pdf266,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.