Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37835
Tipo: Dissertação
Título : Treinamento de professor através do método micro-ensino
Autor : Sá, Zilma Vieira de
Tutor: Ferreira, Helena Maria de Sousa
Palabras clave : Centro de formação profissional - IFES;Professor de 1º Grau;Método Micro-ensino;Micro-ensino - princípios
Fecha de publicación : 1984
Citación : SÁ, Zilma Vieira de. Treinamento de professor através do método micro-ensino. 1984. 206f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1984.
Resumen en portugués brasileño: O trabalho teve como objetivo comparar os efeitos do treinamento de futuros professores numa abordagem tradicional com a desenvolvida pelo método Micro-Ensino, tomando-se por base o programa de estudos desenvolvidos por Maria das Dores Wouk (1979), especialista na técnica Micro-Ensino. Baseado neste programa, e introduzindo-se algumas alterações, visto que era necessária uma adaptação à realidade regional, pode-se verificar as vantagens do novo método sobre o tradicional. Isto ficou evidenciado nos resultados obtidos no decorrer das avaliações exigidas pela pesquisa. Utilizando-se recursos humanos locais, realizou-se a experiência do processo Micro-Ensino com alunos da Universidade Regional do Rio Grande do Norte, Curso de Pedagogia, disciplina Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, durante o primeiro semestre letivo de 1982. Convém ressaltar, que os estagiários da referida Universidade tiveram como clientela para o desenvolvimento de suas micro-aulas, alunos da 1a. à 4a. séries do 1º grau do "Instituto Alvorada". Durante a execução da experiência, a fim de se obter informações precisas, dividiu-se aleatoriamente os treinandos em grupos: Grupo Experimental e de Controle,sendo que o primeiro grupo realizou o experimento Micro-Ensino, enquanto que o segundo desenvolveu o método tradicional de estágio de Prática de Ensino. Para comparar os desempenhos em habilidades de ensino entre o método micro-ensino e o método convencional, avaliados através dos vários aspectos do Guia de Avaliação da Competência do Professor (GACP), utilizou-se o teste "t" de Student e Análise de Variância. Tomou-se por base o nível de 0,05 para verificação do grau de significância no que tange à positividade do método Micro-Ensino e sua consequente influência na formação de futuros mestres. Baseado nos resultados obtidos, pode-se recomendar a aplicação do método de Micro-Ensino para o treinamento de professores.
Abstract: The aim of this work is to compare the effects of the training of future teachers with a traditional approach to that of the training through the microteaching methodology, considering as a basis the study program developed by Maria das Dores Wouk (1979), especialist in the Microteachint technique. Based in this programa and introducing some changes in the program, because of the necessity to adapt to adapt to the regional reality, one can verify the advantages of the new method upon the traditional one. This became evident in the results obtained during the valuations required by the research. Making use of the local human resources, the experiment of the Microteaching process was accomplished by the students of Rio Grande do Norte Regional University, Pedaqogy Course, Practice of Teachinn subject, probation supervised during the first semester of 1982. It's useful to point out that the trainees of this University had a subject of their study for their microclasses, the students, from first to fourth grade of Alvorada Institute. During the experiment, in order to obtain accurate information the trainees were divided, at random, in groups: experimental group and control group. The first group accomplished the Microteaching experiment where as the second one developed the traditional method of Practice of Teaching. In order to compare the performance inteaching abilities between the two methods tested through the several aspects of the Evaluation Guide of the Teaching Competence - EGTC - it was used the test "T" of Student and variance analyse. It was taken as base the 0,55 level to verify the significance degree concerning the positiveness of the Microteaching method and its influence in the future teachers formation. Based in the results obtained, one can recommend the application of such method in teachers training programs.
Descripción : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37835
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1984_dis_zvsa.pdf86,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.