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Título: Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia
Título em inglês: User´s studies to develop activities in the academic libraries at Instituto Federal da Bahia
Autor(es): Silva, Andréia Santos Ribeiro
Lima, Márcia Ferreira
Palavras-chave: Estudo de usuários
Competência em informação
Instituto Federal da Bahia
Data do documento: 2018
Editor: Revista Informação em Pauta
Citação: SILVA, Andréia Santos Ribeiro; LIMA, Marcia Ferreira. Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 52-80, jan./jun. 2018.
Resumo: Neste artigo apresentamos um estudo de usuários desenvolvido nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia com o objetivo de investigar o perfil da comunidade acadêmica e conhecer as suas necessidades de informação além das atividades realizadas nas bibliotecas que contribuam para o desenvolvimento da competência em informação nos usuários. Aponta a importância do estudo de usuários como um canal de comunicação entre a comunidade e a biblioteca, trazendo o modelo de comportamento de busca e uso da informação desenvolvido por Kuhlthau (1991), que representa o processo de construção de sentidos. O método se caracteriza como um estudo de caso, que utilizou questionário online com a abordagem de tratamento dos dados quali-quantitativa. Traz, como resultados, que a informação é a condição necessária para o indivíduo adquirir conhecimentos, e a biblioteca é o local apropriado para fomentar programas para o desenvolvimento de habilidades informacionais. Desse modo, precisa ocorrer maior envolvimento por parte dos profissionais da informação no que tange ofertar produtos e serviços que satisfaçam a relação de usuários com as bibliotecas.
Abstract: In this article we present a study of users developed in the libraries of the Instituto Federal da Bahia with the objective of investigating the profile of the academic community and knowing their information needs, besides the activities carried out in the libraries that contribute to the development of information literacy in users. It points out the importance of the study of users as a communication channel between the community and the library, by bringing the information search and use behavior model developed by Kuhlthau (1991), which represents the process of sense construction. The method is characterized as a case study that used online questionnaire with the qualitative-quantitative data treatment approach. It results that information is the necessary condition for the individual to acquire knowledge and the library is the appropriate place to foster programs for the development of informational skills. Thus, there must be greater involvement by information professionals in offering products and services that satisfy the users' relationship with libraries.
ISSN: 2525-3468 (online)
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