Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38201
Tipo: TCC
Título: Diretrizes políticas e avaliativas do fracasso escolar
Autor(es): Lopes, Orquidéa Russo
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Fracasso escolar;Educação Infantil
Data do documento: 2006
Citação: LOPES, Orquidéa Russo. Diretrizes políticas e avaliativas do fracasso escolar. 2006. 51.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.
Resumo: A finalidade principal deste trabalho é contribuir com o debate atual sobre a temática “fracasso escolar”, pretendendo ser um instrumento capaz de auxiliar os educadores. Na busca desta articulação, foi organizada uma proposta informativa e discursiva para melhor traduzir as avaliações teóricas sobre o fracasso escolar. Na proposta do seu formato, o trabalho “Diretrizes Políticas e Avaliativas do Fracasso Escolar” foi dividido em quatro capítulos, nos quais estão subdivididos em temas. Selecionamos para o primeiro capítulo conceitos e teorias do fracasso escolar, dimensionando o fracasso escolar em relação às propostas do governo, traçando a trajetória do fracasso escolar na história do ensino no Brasil e redefinindo o fracasso nas escolas brasileiras dando outros enfoques. No segundo capítulo relacionamos os fatores causais ao fracasso escolar, abordando cada um em sua dimensão. Os fatores orgânicos, psicológicos, familiares, pedagógicos, sociais e culturais. No terceiro capítulo classificamos a evasão e repetência como os principais impactos do fracasso escolar no individuo e na sociedade. No quarto e último capítulo fala das estratégias de superação do fracasso escolar que a família, a escola, sociedade devem seguir para obter o equilíbrio no combate ao fracasso escolar. E ainda este capítulo vem interpretando fracasso escolar nas políticas educativas e políticas participativas. As reflexões criticas revelam como o assunto fracasso escolar apresentado neste trabalho tem muito a ver com a atualidade do ensino no país. A expectativa é favorecer aos educadores em suas práticas pedagógicas, bem como aqueles que, de uma maneira formal ou informal, estão empenhados em projetos educativos que formem educandos inteligentes e felizes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38201
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_orlopes.pdf273,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.