Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38255
Title in Portuguese: História, memória e educação: aspectos conceituais e teórico-epistemológicos
Author: Xavier, Antônio Roberto
Fialho, Lia Machado Fiuza
Vasconcelos, José Gerardo
Keywords: História da Educação
Educação e Memória
Educação e Oralidade
Educação – Métodos Biográficos
Pesquisa em Educação
Issue Date: 2018
Citation: XAVIER, Antônio Roberto; FIALHO, Lia Machado Fiuza; VASCONCELOS, José Gerardo (Orgs). História, Memória e Educação: aspectos conceituais e teórico-epistemológicos. Fortaleza: EdUECE, 2018. 193 p.: il.
Abstract in Portuguese: O livro História, Memória e Educação: Aspectos Conceituais e Teórico-Epistemológicos é oriundo da articulação acadêmica entre líderes de três grupos de pesquisas chancelados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a saber: “Gestão de Políticas Sociais”, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- -Brasileira (GPS/Unilab); “Núcleo de História e Memória da Educação”, da Universidade Federal do Ceará (Nhime/UFC); e “Práticas Educativas, Memórias e Oralidades”, da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). Antônio Roberto Xavier, Lia Machado Fiuza Fialho e José Gerardo Vasconcelos são os estudiosos coordenadores de grupos de pesquisas no campo da História da Educação que se dedicaram à escrita conjunta desta obra ímpar, que aprofunda o debate sobre História e Educação, promovendo abordagens conceituais e metodológicas. Tal articulação foi possível desde as semelhanças entre as pesquisas realizadas nos últimos anos pelos pesquisadores supramencionados – com ênfase na educação de mulheres, em especial nas biografias de educadoras – e o financiamento pelo CNPq ao projeto “Educadoras no Ceará do século XX: formação docente, práticas e representações”, que pôde impulsionar estudos acerca da História da Educação no Nordeste brasileiro. Esse organismo possibilitou recursos para empreender não apenas pesquisas interinstitucionais, mas também a propagação de seus resultados por intermédio, por exemplo, desta obra.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38255
ISBN: 978-85-7826-648-6
Appears in Collections:FACED - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_liv_arxavier2.pdf1,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.