Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38402
Título: Aposição não restritiva em língua portuguesa: análise e formalização segundo a Gramática Discursivo-Funcional
Autor(es): Nogueira, Márcia Teixeira
Palavras-chave: Aposição
Aposição não restritiva
Gramática Discursivo-Funcional
Data do documento: 2018
Editor: Revista Entrepalavras
Citação: NOGUEIRA, Márcia Teixeira. Aposição não restritiva em língua portuguesa: análise e formalização segundo a Gramática Discursivo-Funcional. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, número especial, p. 130-152, set. 2018.
Resumo: Este artigo trata das construções apositivas não restritivas e sua formalização segundo o modelo da Gramática Discursivo-Funcional (GDF). Tem o objetivo de interpretar, com base nesse suporte teórico, a formulação relativa aos níveis Interpessoal e Representacional no uso dessas construções. Em Nogueira (1999, 2012), argumentei que construções apositivas não restritivas assemelham-se a parênteses por não estarem diretamente relacionadas às condições de verdade das orações que as contêm, embora contribuam para o sentido global delas. Assumi que essas expressões têm seu próprio valor ilocucional, que pode ser distinto daquele da frase em que se encontram. Em Hannay e Keizer (2005), as aposições não restritivas também são analisadas como atos discursivos separados, que tanto podem ser de referência como de atribuição. Neste estudo, com base na GDF (HANNAY; KEIZER, 2005; KEIZER, 2008; HENGEVELD; MACKENZIE, 2008; HENGEVELD, 2008), apresento uma proposta classificatória para as construções apositivas não restritivas, a partir de relações textual-semânticas e funções textual-discursivas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38402
ISSN: 2237-6321
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_mtnogueira.pdf238,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.