Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38599
Título: Criação e educação musical: um esforço em compreender a relação com o saber estabelecida pelos sujeitos
Autor(es): Oliveira, Marcelo Mateus de
Palavras-chave: Educação Musical
Violão - Instrução e estudo
Violão - Oficina de estudo
Data do documento: 2012
Citação: OLIVEIRA, Marcelo Mateus de. Criação e educação musical: um esforço em compreender a relação com o saber estabelecida pelos sujeitos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012.
Resumo: Abordar participação ativa por parte do estudante no processo educativo não é novidade nas discussões teóricas da Educação. Porém, não é muito difícil em encontrar, em pleno século XXI, práticas reducionistas nas quais os estudantes são considerados meros receptáculos do saber. Quando falamos em Educação Musical, percebemos que a prática pedagógica reducionista ainda permeia boa parte das instituições educacionais. O presente trabalho busca compreender as contribuições da criação musical, mais especificamente da improvisação, para a iniciação coletiva ativa à música. Este artigo utiliza algumas reflexões e dados da pesquisa de mestrado em Educação concluída em 2012 pelo presente autor, mas buscando dar um novo olhar aos dados coletados. Por atender melhor às nossas necessidades de identificar e analisar na fala dos estudantes que participaram da pesquisa as contribuições das atividades de criação musical coletiva, adotamos como referencial teórico a Teoria da Relação com o Saber, do sociólogo francês Bernard Charlot, utilizando as categorias de “atividade”, “mobilização”, “sentido”, “dimensão epistêmica” e “dimensão identitária”. Metodologicamente realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. O universo da pesquisa foi um projeto de Extensão Universitária chamado Oficina de Violão, aberto à comunidade. Dentre os principais resultados da pesquisa apontamos a relevância da improvisação no desenvolvimento do discurso musical do estudante ao estabelecer novos sentidos às relações com o saber musical de maneira criativa, além de mobilizar os estudantes para novas aprendizagens, individuais e em grupo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38599
ISBN: 978-85-7273-952-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_mmoliveira.pdf276,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.