Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38600
Título: Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará
Autor(es): Nascimento, João Luís Joventino do
Palavras-chave: Comunidade Quilombola do Cumbe (Aracati,CE)
Identidade étnico-racial
Racismo
Data do documento: 2012
Citação: NASCIMENTO, João Luís Joventino do. Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012.
Resumo: As comunidades tradicionais representam territórios que são espaços de resistência de diversas etnias. Muitas destas comunidades, como os remanescentes de quilombos ainda hoje sofrem com a falta de políticas públicas, invasão de suas terras por grandes empresas que em nome do desenvolvimento, expulsas populações de suas áreas onde tradicionalmente exerciam suas atividades tradicionais, seja na produção de artesanato, cultivo da terra ou pesca artesanal. A comunidade estudada não foge a regra das demais, pois se encontra na mesma situação de invisibilidade das demais sob a ameaça de perder suas áreas para grandes projetos que só se preocupam em mercantilizar a natureza e explorar mão-de-obra barata lucrando cada vez mais. Esta pesquisa pretende discutir o atual modelo de (des)envolvimento imposto pelos governos e empresários as comunidades tradicionais como o Cumbe. A luta pela defesa do território, modo de vida, autoafirmação das pessoas que vivem secularmente nestes espaços e por uma contrapedagogia libertadora, que aborde questões sobre os processos educativos com base na Lei Federal de 1998 no art. 68 e na Lei 10,639/03, caracterizando desta forma a existência ou não, de caso de racismo ambiental.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38600
ISBN: 978-85-7273-952-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_jlnascimento.pdf301,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.