Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38859
Title in Portuguese: Contribuições da educação popular para a avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem
Author: Pinheiro, Tânia Saraiva de Melo
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Mattos, Fernando Lincoln Carneiro Leão
Batista, Janete Barroso
Young, Regina Santos
Keywords: Educação a Distância
Assentamentos Rurais
Issue Date: 2005
Citation: PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; MATTOS, Fernando Lincoln Carneiro Leão; BATISTA, Janete Barroso; YOUNG, Regina Santos. Contribuições da educação popular para a avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Abstract in Portuguese: A educação a distância (EaD) baseada na Web tem se mostrado como importante contribuição na busca de soluções para problemas educacionais brasileiros, surgindo como a alternativa para a democratização do conhecimento, e essa perspectiva de difusão do conhecimento pode agregar inúmeras ações educativas se considerarmos comunidades rurais de difícil acesso. Em um trabalho de parceria voltado a contribuir para mudar o difícil quadro sócio-cultural dos PA's (Projetos de Assentamentos Rurais) no Ceará, o projeto de pesquisa e extensão CRID – Centros Rurais de Inclusão Digital, foi idealizado e é executado pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios1 da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, tendo como parceiros o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária–Incra/CE, o Banco do Nordeste do Brasil–BNB além do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural-NEAD/Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA. Com uma infraestrutura de laboratórios de informática conectados à internet implantados em áreas de Projetos de Assentamento (PA) de reforma agrária 1 www.multimeios.ufc.br/crid 1 visando a apropriação da cultura digital pelos membros destas comunidades, são desenvolvidas ações de inclusão digital, informática educativa e educação a distância, em um contexto de desenvolvimento social e pessoal, econômico e cultural. Este projeto caracteriza-se por ter sua gestão sob a responsabilidade das comunidades.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38859
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISBN: 85-7485-091-8
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_eve_tsmpinheiro.pdf167,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.