Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38882
Title in Portuguese: A abordagem sócio-interacionista na avaliação de programas educacionais: Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal
Author: Lima, Marcos Antônio Martins
Keywords: Avaliação de Programas
Projetos humanos
Issue Date: 2005
Citation: LIMA, Marcos Antônio Martins. A abordagem sócio-interacionista na avaliação de programas educacionais: Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Abstract in Portuguese: A avaliação de programas, enquanto um projeto humano que se faz com, pelas pessoas e a partir delas, também permite uma abordagem do seu objeto através do uso de sucessivos e múltiplos métodos (BACHELARD, 1996). Todavia, enquanto um processo, a avaliação de programas, embora focada aqui para os programas de educação em organizações, não pode querer alimentar-se apenas de princípios clássicos que já representam conhecimentos consolidados sobre avaliação educacional ou social, se é que estejam mesmo consolidados. Torna-se mais que necessário, buscar a evolução constante das ciências para auxílio ao fenômeno e ao objeto a ser avaliado. Dentro deste princípio epistemológico, é fundamental que o processo avaliativo, em programas educacionais, considere todo o novo cenário organizacional e empresarial que emergiu em 1970. Neste novo ambiente, a prioridade é para o desenvolvimento de competências profissionais ou funcionais, como subsídio ao acompanhamento da competitividade de mercado e das inovações tecnológicas.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38882
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 85-7485-091-8
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_eve_mamlima.pdf141,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.