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dc.contributor.authorGarcia, Solange Maria Colares-
dc.contributor.authorGussi, Alcides Fernando-
dc.date.accessioned2019-01-18T21:34:39Z-
dc.date.available2019-01-18T21:34:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGARCIA, Solange Maria Colares; GUSSI, Alcides Fernando. Avaliação do Programa Mais Educação como política pública de educação integral no sistema público municipal de ensino de Fortaleza. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2316-1086-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38925-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConcepções de educação integralpt_BR
dc.subjectAvaliação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educação – Fortalezapt_BR
dc.titleAvaliação do Programa Mais Educação como política pública de educação integral no sistema público municipal de ensino de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho é o de avaliar a implementação do Programa Mais Educação (PME) em uma Escola Municipal de Fortaleza por meio das concepções de educação integral, das ações do Programa e dos resultados entendidos pelos atores sociais envolvidos no Programa, da Secretaria Municipal de Educação (SME). Realizamos uma discussão sobre avaliação em profundidade, na qual buscamos aportes teóricos em Rodrigues e em Silva que discutem avaliação de resultados de programa sociais. Para tanto foi realizado um estudo de caso em que utilizamos uma pluralidade de técnicas e instrumentos, como observação participante, entrevistas e o grupo focal. Na coleta dos dados, confrontamos as concepções de educação integral e acerca do PME. A conclusão a que chegamos é a existência de várias formas de pensar educação integral e o PME, e que isso circunscreve o resultado do programa, ainda que todos defendam a importância do PME na escola como instrumento que propicia acesso aos bens culturais e oferece oportunidades os quais, caso contrário, a comunidade escolar não a teria. [...]pt_BR
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