Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38930
Tipo: Artigo de Evento
Título: Experiência docente com alunas da Unidade Prisional SANT`ANA e capital
Autor(es): Delfino, Jair
Silva, Sâmia Paula dos Santos
Medeiros, Jarles Lopes de
Cunha Júnior, Henrique Antunes
Palavras-chave: Sistema Prisional;Educação;Direitos Humanos
Data do documento: 2015
Citação: DELFINO, Jair; SILVA, Sâmia Paula dos Santos; MEDEIROS, Jarles Lopes de; CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes. Experiência docente com alunas da Unidade Prisional SANT`ANA e capital. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 7., 11 a 13 nov. 2015, Parintins (AM). Anais... Parintins (AM), 2015.
Resumo: O estudo apresenta um relato de experiência com a educação das presidiárias femininas do presídio Sant’Ana e Capital. Discutimos os princípios básicos da Declaração Universal dos Direitos Humanos articulados ao direito à educação de todos. Nesse sentido, apresentamos a situação das presidiárias como ponto de partida para a discussão do sistema educativo implantado nos sistemas penitenciário. Embora se trata de uma discussão a partir de experiências pessoais em determinada instituição, o trabalho suscita reflexões acerca do atual panorama das instituições penitenciárias do Brasil, que apresentam precariedade estrutural, falta de recursos financeiros e políticas públicas consistentes. A educação oferecida nos sistemas penitenciário devem ter um currículo diferenciado que levem em consideração as demandas dos sujeitos ali presentes, além das características do ambiente prisional. Esses sujeitos requerem do professor habilidades não só no âmbito do cognitivo, mas também uma habilidade interpessoal, de empatia, concebendo o educando para além do conhecimento formal e sistematizado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38930
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_jdelfino.pdf370,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.