Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39030
Tipo: Artigo de Evento
Título: Arteculando: a influência da arte que transforma a prática educacional na educação pública
Autor(es): Linhares, Janne Mary Alves
Lima, Antônia Matinele Moreira
Menezes, Suely Souza de
Palavras-chave: PIBID;Artes;Pedagogia
Data do documento: 2016
Citação: LINHARES, Janne Mary Alves; LIMA, Antônia Matinele Moreira; MENEZES, Suely Souza de. Arteculando: a influência da arte que transforma a prática educacional na educação pública. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016, São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar o subprojeto ARTEculando, desenvolvido no Contexto do Projeto Artes Visuais, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Escola Municipal de Fortaleza/CE, com turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. As ações foram precedidas de estudo teórico sobre alfabetização e letramento com ludicidade, também sobre Arte-Educação e suas estratégias didático-pedagógica no ensino, a partir de autores tais como Vigotsky (1998), Ferreiro e Teberosky (1999) e Duarte Júnior (1991). O subprojeto possibilitou o contato com diversos materiais que favoreceram a superação de níveis de aprendizagem mediante ações planejadas e com o apoio das bolsistas, professoras da escola e da parceria com outros graduandos do curso de Pedagogia/UFC . Concluímos que o projeto foi exitoso assegurando a indissociabilidade entre a Arte e a Educação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39030
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_jmalinhares....pdf169,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.