Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39183
Tipo: Artigo de Evento
Título: Piaget e Vygotsky na formação de conceitos: perspectivas para prática
Autor(es): Maranhão, Ana Larisse do Nascimento
Rodrigues, Gilvania Rocha
Gonçalves, Sun-eiby Siebra
Palavras-chave: Ensino de História e Geografia;Ensino fundamental
Data do documento: 2013
Citação: MARANHÃO, Ana Larisse do Nascimento; RODRIGUES, Gilvânia Rocha; GONÇALVES, Sun-eiby Siebra. Piaget e Vygotsky na formação de conceitos: perspectivas para prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 925-938.
Resumo: O Ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser ministrado de maneira superficial baseando-se na crença de que as crianças possuem limitações às quais não permitem que elas aprendam História e Geografia desde cedo. Propõe-se assim o surgimento de uma nova consciência nos educadores, de que o ensino de Historia e Geografia está distante da realidade de um ensino passivo e superficial. A atuação do docente como mediador e instigador, esclarecendo aos alunos que por trás de toda afirmação há uma problematização, é o que abre caminho para a construção e assimilação de novos conceitos pelos alunos. Zamboni (1998) afirma que os traços culturais, as ideologias e os valores são referenciais que darão suporte à construção de outras representações. Assim, cabe ao educador, para a construção dos conceitos de cada aluno, considerar o que eles portam de conhecimento prévio e desenvolver suas metodologias com base nos mesmos. Se para uma mesma palavra a criança pode atribuir vários significados, para que o educador ensine de fato conceitos relacionados a Historia e Geografia, o primeiro passo é auxiliar os alunos nesse processo de aplicação dos conceitos em realidades concretas, percebendo que o conceito adéqua–se a cada situação. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39183
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_sesgonçalves.pdf3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.