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dc.contributor.authorPaes, Denyse Maria Borges-
dc.contributor.authorSouza, Maria Naires Alves de-
dc.date.accessioned2019-01-25T14:38:24Z-
dc.date.available2019-01-25T14:38:24Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPAES, Denyse Maria Borges; SOUZA, Maria Naires Alves de. A biblioteca digital de teses e dissertações-PBTD. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 649-657.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39229-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória da informaçãopt_BR
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectHistória da Bibliotecapt_BR
dc.titleA biblioteca digital de teses e dissertações-PBTDpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.abstract-ptbrAs primeiras bibliotecas tinham suas informações registradas em grandes blocos de argila. Através da escrita cuneiforme, os mesopotâmios conseguiram registrar e guardar os conhecimentos produzidos pelos homens daquela época. A primeira grande biblioteca de que se tem conhecimento encontrava-se na cidade de Nínive, construída durante o reinado de Assurbanipal II. A biblioteca de Nínive continha cerca de 25 mil placas de argila. Assurbanipal II enviava homens aos impérios vizinhos à procura de placas escritas, e ao chegarem à biblioteca, elas eram submetidas a avaliações por estudiosos, que examinavam a autenticidade, efetuavam as devidas correções, acrescentando ou suprimindo algo, determinando, ainda, se deviam ser copiadas ou não (BATTLES, 2003). Muito do que conhecemos sobre as antigas civilizações da Mesopotâmia, devemos aos escribas. Na Antiguidade o homem tinha consciência de que era necessário registrar as informações produzidas e adquiridas, para que outras gerações pudessem conhecer e usufruir daquele conhecimento. Esse pensamento de busca e acúmulo de conhecimento predominou por muito tempo e com ele muitos reis construíram imensas bibliotecas com a mesma pretensão: acumular todo o conhecimento registrado, para que as demais gerações pudessem além de conhecer, reelaborar esse conhecimento; em muitos casos, produzindo um novo. [...]pt_BR
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