Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39401
Title in Portuguese: Correlação entre emanação de gás radônio e porosidade de rochas ornamentais do estado do Cerará, Brasil.
Author: Azevedo, Leiliane Rufina Pereira de
Artur, Antonio Carlos
Bonotto, Daniel Marcos
Nogueira Neto, José de Araujo
Keywords: Rochas ornamentais
Índices físicos
Porosidade
Emanação
Gás radônio
Dimension stone
Phisical indexes
Porosity
Emanation
Radon gas
Issue Date: 2014
Citation: AZEVEDO, Leiliane Rufina Pereira de; ARTUR, Antonio Carlos; BONOTTO, Daniel Marcos; NOGUEIRA NETO, José de Araujo. Correlação entre emanação de gás radônio e porosidade de rochas ornamentais do estado do Cerará, Brasil. Revista de Geologia, Fortaleza, v.27, n; 1, p. 77-93, 2014.
Abstract in Portuguese: O presente artigo efetua correlações entre teores de emanação de gás 222Rn e correspondentes índices de porosidade para treze amostras de rochas ornamentais graníticas do Estado do Ceará. Para tanto, são efetuadas determinações dos índices físicos (densidade aparente, porosidade aparente e absorção de água), dos teores de U, do monitoramento de emanação do gás radônio por período de 25 dias em condições de confinamento, das amostras sob vácuo e estudos das características petrográficas das rochas, com ênfase para o estado microfissural. As rochas pesquisadas forneceram baixos valores de emanação de gás radônio, entre 11,3 Bq/m3 e715,3 Bq/m3 (equivalentes a 0,09 Bq/kg e 6,04 Bq/kg), para teores de U entre 0,2 ppm e 13,6 ppm. As correlações entre os diversos resultados mostram que a rede microporosa da rocha é determinante na taxa de emanação do gás radônio, sobrepondo-se, inclusive, à influência dos próprios teores de U presente nas rochas. Os resultados também revelam que a quantidade de gás radônio emanado pelas rochas é bastante pequena quando comparada com a quantidade originada pelo decaimento do 238U. Apercentagem de gás emanado em relação ao total gerado pelas rochas oscila entre 0,4% e um máximo de 4,2%.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39401
Appears in Collections:DGL - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_lrpazevedo.pdf2,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.