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dc.contributor.advisorCarvalho, Elisete Mendes-
dc.contributor.authorFreitas, Rayane Nobre de-
dc.contributor.authorCarvalho, Elisete Mendes-
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Karine Fontenele de-
dc.contributor.authorVasconcelos, Hemerson Bruno da Silva-
dc.date.accessioned2019-02-15T13:26:38Z-
dc.date.available2019-02-15T13:26:38Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationFREITAS, R. N. et al. Impacto da capacitação multiprofissional para qualificação da ambiência nas unidades neonatais em maternidade pública. 2018. Artigo. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39666-
dc.description.abstractObjective: The objective of the study was to evaluate the impact of multiprofessional training in service for a qualification in the Neonatal Units in a public maternity hospital. Methodology: Multiprofessional training with a theme "Care for Neuromotor and Behavioral Development of the Newborn", followed by impact assessment by means of a structured questionnaire carried out before and after training, and through visits such as Neonatal Units. The checklist was not considered as compliance and nonconformity regarding the control of the ambience and the neurobehavioral aspects of the newborns. Results: The sample consisted of 84 professionals who performed the pre- and post-test and 50 surveys were carried out in the units. The subjects covered in the tests that obtained a statistically significant difference (p <0.05) in the number of answers from the pre-qualification questionnaires to the post-qualification were Neurodevelopment, Positioning and Noise. The items that comprised the checklist were grouped every 10 surveys and analyzed when the percentage of newborns found to be compliant and the mean of noise during the inspections. Conclusion: it can be inferred that the proposed in-service training strategy showed a significant difference in the assimilation of theoretical content in the post-qualification period however, regarding the applicability of the knowledge acquired in the practical context, this significance was not observed and could be related to the reduced number of participants.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectUnidades de Terapia Intensiva Neonatalpt_BR
dc.subjectBerçários Hospitalarespt_BR
dc.subjectEducação Continuadapt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectNeuroproteçãopt_BR
dc.subjectAmbiente de Instituições de Saúdept_BR
dc.titleImpacto da capacitação multiprofissional para qualificação da ambiência nas unidades neonatais em maternidade públicapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.contributor.co-advisorAlmeida, Ana Karine Fontenele de-
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: O estudo objetivou avaliar o impacto da capacitação multiprofissional em serviço para a qualificação da ambiência nas Unidades Neonatais em uma maternidade pública. Metodologia: Foram realizadas capacitações multiprofissionais com a temática de “Cuidados Voltados para o Desenvolvimento Neuromotor e Comportamental do Recém-nascido”, seguidas de avaliação do impacto por meio de aplicação de um questionário estruturado realizado antes e após a capacitação, e através de visitas as Unidades Neonatais pelos pesquisadores utilizando-se um checklist no qual foram registradas as conformidades e não-conformidades encontradas em relação ao controle da ambiência e aspectos neurocomportamentais dos recém-nascidos. Resultados: A amostra foi constituída por 84 profissionais que realizaram o pré e pós-teste e foram realizadas 50 vistorias nas unidades. As temáticas abordadas nos testes que obtiveram diferença estatisticamente significante (p< 0,05) da quantidade de acertos dos questionários pré-capacitação para o pós-capacitação foram Neurodesenvolvimento, Posicionamento e Ruídos. Os itens que compunham checklist foram agrupados a cada 10 vistorias e analisados quando o percentual de recém-nascidos encontrados em conformidade e as médias de ruídos durante as inspeções. Conclusão: pode-se inferir que a estratégia de capacitação em serviço proposta, demonstrou diferença significativa no tocante a assimilação do conteúdo teórico no período pós-capacitações, entretanto, quanto a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos no contexto prático, tal significância não foi observada, podendo estar relacionado ao número reduzido de participantes.pt_BR
dc.title.enImpact of multiprofessional training to qualify the environment in the neonatal units in public maternitypt_BR
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