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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39690
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moura, Maria Lenúcia de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T12:51:08Z | - |
dc.date.available | 2019-02-18T12:51:08Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Maria Lenúcia de. Bispo educador, ditadura e formação em Limoeiro do Norte-Ce. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1635-1647. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39690 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ditadura militar | pt_BR |
dc.subject | Força de ação | pt_BR |
dc.subject | Protestos civis | pt_BR |
dc.title | Bispo educador, ditadura e formação em Limoeiro do Norte-Ce | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo busca analisar o lugar da Igreja Católica na construção do projeto educacional de Limoeiro do Norte (CE), no interior do qual se destaca a ação do bispo Dom Aureliano Matos e a sua ação voltada à construção da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIFAM, enquanto sujeito institucional, durante a Ditadura Civil-militar. Na historiografia de referência do período da Ditadura Civil-militar no Brasil a adequação das instituições de ensino superior ao regime ditatorial teve conotações de camisa de força, de onde desencadearam protestos, lutas, que tiveram como desfecho a prisão ou mesmo o exílio de alunos e professores. O que é peculiar na história da educação de Limoeiro do Norte, no interior da qual se destaca a criação da FAFIDAM é o desenvolvimento de um projeto de educação superior em sintonia com a política não apenas educacional do período, mas também social. Colocado desta forma não aparenta um objeto novo, já que muitas instituições surgirem para dar suporte ideológico ao regime, no entanto a ideia levantada aqui advoga não apenas o suporte ideológico que forneceu as instituições educativas ao Estado de exceção, mas a simbiose entre o Estado Ditatorial e a paisagem cultural conservadora que dominava a micro região do Baixo Jaguaribe, espaço no qual se situa a Faculdade citada.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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