Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39813
Title in Portuguese: Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências
Title: Scientific journalism as pedagogical instrument in Science classes
Author: Albuquerque, Caio Rodrigo
Keywords: Gestão escolar
Reportagem
Ciências
Revista
Ensino fundamental
Issue Date: 2018
Publisher: Passagens - Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC
Citation: ALBUQUERQUE, Caio Rodrigo. Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências. Passagens - Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC, Fortaleza (CE), v. 9, n. 2, p. 33-48, 2018.
Abstract in Portuguese: O ensino de Ciências deve não somente despertar a curiosidade nos estudantes, mas sobretudo dar a eles oportunidades de familiarização com a linguagem científica a fim de permitir uma compreensão crítica da sociedade e dos processos de construção do conhecimento. Assim, este trabalho, teve como objetivo propor a utilização de revistas de jornalismo científico nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental e verificar se esta modalidade textual, a reportagem de ciências, contribui com o processo de alfabetização científica e facilita o entendimento de temas da área. Para observação prática foram selecionadas duas escolas, uma pública e outra particular, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A partir do diálogo com a equipe pedagógica, foram elencados temas que estariam de acordo com o conteúdo programático das séries finais do Ensino Fundamental II e selecionadas reportagens das revistas Pesquisa Fapesp, Galileu e Minas Faz Ciência. Após orientação prévia, a atividade prática foi mediada em sala de aula pelo professor de Ciências. Em síntese, os estudantes fizeram leitura em grupo e identificaram os pontos principais da reportagem a partir de um roteiro que teve origem no lead jornalístico, um dos conceitos mais básicos da construção de notícias, no qual são posicionadas as respostas para as perguntas “O quê?”, “Quem?”, “Quando”, “Onde?”, “Como?” e “Por que?”. Os estudantes responderam ainda uma pesquisa de acesso ao jornalismo científico, o que possibilitou identificar que o maior acesso a este material pode de fato contribuir com a assimilação mais eficiente dos conteúdos de Ciências.
Abstract: The teaching of science should not only arouse curiosity in students, but also give them opportunities for contact with scientific language, with the objective to allow a critical understanding the society and of the processes of knowledge construction. The purpose of the study was to propose the use of scientific journalism magazines in the classes of elementary school, and to verify if that textual modality, the science report, contributes with the process of scientific understanding.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39813
ISSN: 2179-9938
Appears in Collections:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_cralbuquerque.pdf842,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.