Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39928
Title in Portuguese: A escrita em contexto acadêmico: processos de revisão na produção textual
Title: Writing in academic context: review processes in textual production
Author: Rocha, Kaline Jurema Jambeiro
Keywords: Escrita acadêmica
Produção de texto
Revisão textual
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: ROCHA, Kaline Jurema Jambeiro. A escrita em contexto acadêmico: processos de revisão na produção textual. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 9-24, set./dez. 2018.
Abstract in Portuguese: Investigou-se, neste estudo, se estudantes universitários, ao realizarem o subprocesso de revisão da escrita acadêmica, com auxílio de feedbacks efetuados pela pesquisadora, redigiram textos mais elaborados, conscientes e próximos ao escritor especializado. Participaram da pesquisa quatro universitários do primeiro semestre. Foi produzido o gênero resenha crítica. O procedimento envolveu sete fases, a saber: a) apresentação das condições de produção textual, videorregistro e entrega da primeira versão textual; b) primeira análise; c) primeiro feedback; d) primeira reescrita com uso do feedback e entrega da segunda versão textual; e) segunda análise; f) segundo feedback; g) segunda reescrita e entrega da versão final do texto. As análises concluem que o uso de pautas e guias produzidas e utilizadas individualmente leva o escritor à conscientização do processo de revisão que se desenvolve ao longo da construção do texto, a revisão on-line, assim como a textos mais elaborados.
Abstract: This study investigated if university students, when carrying out the subprocess of revision of academic writing, aided by feedback from the researcher, produced texts more elaborate, conscious and closer texts to those of a specialized writer. Four university students from the first semester took part in the research. They produced a critical review. The process involved seven phases: a) presentation of the conditions for textual production, video recording and delivery of the first textual version; b) first analysis; c) first feedback; d) first rewrite with use of the feedback and delivery of the second textual version; e) second analysis; f) second feedback; g) second rewrite and delivery of the final version of the text. The analysis concludes that the use of schedules and guidelines produced and used individually leads the writer to raise awareness to the revision process that takes place during the production of texts and online reviews.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39928
ISSN: 0102-1117
2526-0847
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_kjjrocha.pdf268,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.