Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39930
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A relação economia e educação e seus impactos no ensino superior brasileiro
Título em inglês: The economic and education relationship and its impacts in brazilian higher education
Autor(es): Bressan, Vanessa Ramos Ramires
Gasparelo, Rayane Regina Scheidt
Palavras-chave: Economia;Educação;Ensino superior
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: BRESSAN, Vanessa Ramos Ramires; GASPARELO, Rayane Regina Scheidt. A relação economia e educação e seus impactos no ensino superior brasileiro. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 38-48, set./dez. 2018.
Resumo: A estreita relação entre a economia e a educação não é uma discussão nova, foi mais aprofundada e estudada no início da década de 1960, diante da necessidade de retomar o desenvolvimento em países devastados pela guerra. Este texto busca analisar a relação estreita entre economia e educação, limitada ao contexto do ensino superior. Para tanto, inicia por apresentar a relação que há entre esses dois campos; discute os principais reflexos dessa relação na expansão do ensino superior e dialoga sobre o produtivismo acadêmico e o papel do ensino superior. Por meio de pesquisa bibliográfica, lançou-se mão da revisão de estudos. Conclui-se que, na tentativa de atuar no desenvolvimento de países com baixos índices de desenvolvimento, os organismos internacionais se inserem no contexto educacional com intenções pautadas na econometria, com o foco no financiamento da educação, incidindo nas reformas educacionais. Mesmo com a manutenção da presença do Estado diante das políticas sociais, o setor privado teve entrada garantida mediante os anseios da livre economia liberal. A concorrência acadêmica resulta num produtivismo que dificulta pesquisas mais aprofundadas e que traz riscos à qualidade de vida de seus autores.
Abstract: The close relationship between economics and education is not a new discussion and was further studied in the early 1960s in the face of the need to resume development in war-torn countries. This text seeks to analyze the close relationship between economics and education, limited to the context of higher education. To do so, it begins by presenting the relation that exists between these two fields; discusses the main reflections of this relationship in the expansion of higher education and; dialogues on academic productivism and the role of higher education. Through bibliographic research, a review of studies was undertaken. It is concluded that in the attempt to work in the development of countries with low rates of development, international organizations are inserted in the educational context with intentions based on econometrics, with the focus on the financing of education and focusing on educational reforms; even with the maintenance of the presence of the State in the face of social policies, the private sector was guaranteed entry through the aspirations of the free liberal economy; academic competition results in a productivism that hampers more in-depth research and poses risks to the quality of life of its authors.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39930
ISSN: 0102-1117
2526-0847
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_vrrbressanrrsgasparelo.pdf247,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.