Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39932
Type: Artigo de Periódico
Title: Da educação, do senso comum e do saber filosófico: uma proposta pedagógica a partir de Rancière
Title in English: On education, common knowledge and philosophical knowledge: a pedagogical proposal from Rancière
Authors: Silva, Filicio Mulinari e
Muniz, Vinícius Arena
Keywords: Senso comum;Filosofia;Ciência;Ensino de filosofia;Metodologia filosófica
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: SILVA, Filicio Mulinari e; MUNIZ, Vinícius Arena. Da educação, do senso comum e do saber filosófico: uma proposta pedagógica a partir de Rancière. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 67-74, set./dez. 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo deste trabalho é reconhecer a dimensão dos conhecimentos pautados pelo que tradicionalmente se define como senso comum para a construção do saber filosófico e autônomo. Tomando como fundamento as reflexões desenvolvidas por Jacques Rancière em sua obra O mestre ignorante, buscaremos esclarecer a relevância desse conhecimento para uma nova forma pedagógica que vá além da tradicional dicotomia “mestre x aluno”. Abordando exemplos práticos e cotidianos do próprio senso comum, analisados em diferentes posições, busca-se pautar não só a legitimidade do senso comum como base originária da consciência filosófica, mas também reconhecê-lo como fundamento primário de uma concepção educacional que desfaça oposições ilusórias nas quais boa parte das teorias educacionais contemporâneas estão alicerçadas.
Abstract: The objective of this work is to recognize the dimension of knowledge based on what is traditionally defined as common knowledge for the construction of philosophical and autonomous knowledge. Based on the reflections developed by Jacques Rancière in his work The ignorant schoolmaster, we will seek to clarify the relevance of common knowledge to a new pedagogical form that goes beyond the traditional “master vs. student” dichotomy. Approaching practical and everyday examples of common knowledge, analyzed in different positions, we seek not only the legitimacy of common knowledge as the original basis of philosophical consciousness, but also to recognize it as the primary foundation of an educational conception that breaks down illusory oppositions under which much of contemporary educational theories are based.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39932
ISSN: 0102-1117
2526-0847
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_fmsilvavamuniz.pdf222,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.