Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39943
Title in Portuguese: Gestão escolar inclusiva: desafios e possibilidades para a educação humanizadora
Title: Inclusive school management: challenges and possibilities for a humanizing education
Author: Carvalho, Vivian Cristina Alves de
Mira, Ane Patrícia de
Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos
Keywords: Gestão escolar inclusiva
Inclusão escolar
Educação humanizadora
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: CARVALHO, Vivian Cristina Alves de; MIRA, Ane Patrícia de; SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos. Gestão escolar inclusiva: desafios e possibilidades para a educação humanizadora. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 91-108, set./dez. 2018.
Abstract in Portuguese: O artigo trata dos desafios da gestão escolar inclusiva e engajada em um projeto educativo humanizador. O objetivo é analisar os desafios da gestão escolar efetiva no âmbito da unidade escolar. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão de literatura e análise documental. A análise dos dados foi realizada segundo Bardin (2016). Os resultados mostram que a exclusão dos indivíduos considerados diferentes do padrão normalizador é um fato histórico e social que, embora venha apresentando avanços evidenciados na evolução dos documentos legais nacionais e internacionais, na prática ainda não atingiu os objetivos e metas propostos em tais marcos regulatórios. Apontamos o papel da gestão como ponto de partida para as ações dentro das escolas, o que a torna essencial para a efetivação do projeto educativo inclusivo e humanizador. Desse modo, consideramos que há necessidade de continuidade do estudo e abertura para o debate sobre o tema, a fim de, futuramente, propor soluções cabíveis para esse distanciamento.
Abstract: The article approaches the challenges of an inclusive school management, engaged in a humanizing educational project. It aims to analyze the challenges of an effective management in the school context. The methodology selected was one qualitative research, literature review and documental analysis. The data were analyzed according to Bardin (2016). The results show that exclusion of individuals considered different from the normalizing pattern is a historical and social fact that still exists, in spite of the advances evidenced by the evolution of national and international legal documents. We point out the school management’s role as a starting point for all actions in school communities, which makes it essential for the effectiveness of a humanizing and inclusive educational project. Therefore, we consider it necessary to continue the studies and the debate concerning this subject so that, in the future, we can propose solutions for the detachment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39943
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_vcacarvalhoapmira.pdf279,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.