Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40113
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Crônicas a Deus-Dará: a dança das ruas de Ana Miranda
Autor(es): Abreu, Maria Lílian Martins de
Palavras-chave: Deus-Dará;Ana Miranda;Crítica social;Encantamento dos sonhos
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: ABREU, Maria Lílian Martins de. Crônicas a Deus-Dará: a dança das ruas de Ana Miranda. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SILVA, Marilde Alves da; SILVA, Fernângela Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de (orgs.). Ceará em prosa e verso. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2018. p. 257-275.
Resumo: As crônicas que compõem o livro, Deus-dará (2003), fazem surgir uma escritora de prosa desataviada e livre, longe da figura hermética, de narrativas envoltas por um vocabulário arcaico e complexo, que a consagrou em seus romances históricos. O paradoxo parece estar posto ao leitor, no entanto a crônica por se tratar de um gênero de narrativa leve aparece, com Miranda, emoldurada pela própria experiência densa e multi artística da autora. É este liame entre a experiência particular compartilhada com e a partir do grande público, o que irá aproximar seus textos do leitor, que passa a reconhecer o que neles há de comum e solidário. Por intermédio de uma sintaxe leve e flexível, com imanência lírica e sensível, a cearense trata em suas crônicas de temas duros como a fome, a situação dos flagelados da seca, das misérias dos marginalizados nas grangrandes cidades, das crianças abandonadas à própria sorte, do terror das guerras, entre outros temas não omitidos por sua crítica social. Ao longo do livro, seus textos revelam também o mistério e o encantamento dos sonhos, dos desejos proibidos, do prazer da leitura de um livro ou da companhia de uma criança, de um escritor, de um amigo. As memórias da autora saltam às páginas e remetem ao tempo de sua infância, à nostalgia do Ceará dos seus primeiros anos de vida, dos anos de escola, do alumbramento das primeiras paixões, das histórias de sua família e de tantas outras contidas em seus relatos de viagem e de encontros esparsos com artistas e suas obras. Dispostas, suas reminiscências desfiam sua infância no Ceará, atadas a instantâneos do mundo urbano, que afloram de repente no chão das grandes cidades, criando o efeito de estranheza poética de um narrador sinestésico impregnado de sensações e aforismos. Um narrador cidadão do mundo, mas com os olhos voltados a sua terra natal, sua gente e sua ancestralidade. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40113
ISBN: 978 85 420 1313 9
Aparece nas coleções:PPGLE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_mlmabreu.pdf9,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.