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dc.contributor.authorBarros, Patrícia Elainny Lima-
dc.date.accessioned2019-03-11T11:11:24Z-
dc.date.available2019-03-11T11:11:24Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBARROS, Patrícia Elainny Lima. Gula: resíduo medieval em Os Maias. In: MEDEIROS, Francisco Roberto Silveira de Pontes; MARTINS, Elisabeth Dias (orgs.). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 247-255.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-420-0492-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40168-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica e Editorapt_BR
dc.subjectGulapt_BR
dc.subjectOs Maiaspt_BR
dc.subjectIdade Médiapt_BR
dc.subjectTeoria da Residualidadept_BR
dc.titleGula: resíduo medieval em Os Maiaspt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA espiritualidade passou por várias mudanças ao longo da existência humana. Uma das mais notáveis se deu com o advento do cristianismo, que aos poucos foi se impondo por meio de regras que regiam a boa conduta para que o indivíduo pudesse se achegar mais facilmente a Deus. Mas nem sempre o bom procedimento era seguido. Então, para extirpar o mau comportamento, a Igreja medieval se ocupou de "educar" o homem por meio da religião em vários aspectos, entre os quais, o corpo. A alimentação, assim como o sexo, é uma necessidade do corpo humano, não como prazer, mas como meio de sobrevivência, ou seja, é imprescindível para as suas funções vitais.[...]Fica fácil de perceber, após o exposto, que o pecado da gula presente em Os Maias, se configura, portanto, como resíduo da mentalidade cristã medieval sedimentada nos costumes da elite lisboeta. Sendo assim, podemos afirmar que a Teoria da Residualidade' concorre para evidenciar este fato, uma vez que a permanência de preceitos morais de uma época anterior, a Idade Média, renova-se e se refaz num momento ulterior, o século XIX português.pt_BR
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