Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40440
Title in Portuguese: Produção de um vídeo para divulgação do processo seletivo do IFCE campus de Maracanaú: o processo de construção do vídeo como estratégia comunicativa
Author: Braga, Guilherme da Silva
Advisor(s): Pereira, Georgia da Cruz
Keywords: motion graphics
videografismo
produção audiovisual
nativos digitais
Multimídia
Issue Date: 2017
Citation: BRAGA, Guilherme da Silva. Produção de um vídeo para divulgação do processo seletivo do IFCE campus de Maracanaú: o processo de construção do vídeo como estratégia comunicativa. 2017. Monografia (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho teve por objetivo analisar quais elementos são mais adequados para a estratégia de comunicação e para a produção de um vídeo de divulgação, utilizando-se, para isso, de instrumentos de coleta de dados como questionários e entrevistas. A problemática situa-se na divulgação do processo seletivo dos cursos técnicos do IFCE campus de Maracanaú através de uma estratégia que proporcione uma comunicação mais efetiva com o seu público-alvo, adolescentes cursando o Ensino Médio. Para a construção do trabalho observou-se o contexto atual, em que a Internet e os sites de redes sociais figuram como formas dinâmicas e de baixo custo para a implementação de estratégias de comunicação mais diretas com os usuários. A partir do levantamento feito, percebeu-se que os vídeos são uma ferramenta muito poderosa e rápida na construção desse relacionamento, que comumente se dá em redes sociais (Facebook e Youtube). São abordados os seguintes tópicos: vídeo para publicidade, nativos digitais, publicidade para adolescentes, métodos de coleta de dados e etapas de uma produção audiovisual multimídia. Os procedimentos descritos neste projeto foram desenvolvidos entre julho e dezembro de 2016. O vídeo produzido para este trabalho pode ser acessado pelo QRCODE disponível abaixo ou pelo seguinte link: https://youtu.be/qQ3Sc1XtORs.
Abstract: The objective of this study is to analyze which elements are most appropriate for the communication strategy and for the production of a video advertisement, using, for this purpose, data collection instruments such as questionnaires and interviews. The problem lies in the promotion of the selection process of the technical courses from IFCE campus de Maracanaú through a strategy that provides a more effective communication with its target audience, adolescents attending High School (Ensino Médio). For the construction of the work, we observed the current context, in which the Internet and social networking sites appear as dynamic and low-cost ways to implement more direct communication strategies with users. From the produced survey, it was noticed that videos are a very powerful and fast tool in the construction of this relationship, which commonly occurs in social networks (Facebook and Youtube). The following topics are covered: video for advertising, digital natives, advertising for teenagers, methods of data collection and multimedia audiovisual production stages. The procedures described in this project were developed between July and December 2016. The video produced for this work can be accessed by the QRCODE available below or by the following link: https://youtu.be/qQ3Sc1XtORs.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40440
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_gsbraga.pdf9,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.