Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4045
Título: Crustáceos isópodos epicarídeos do Brasil. IV: sobre a ocorrência de Pseudione Upogebiae Hay no litoral nordestino (Isopoda, Bopyridae)
Autor(es): Castro, Alceu Lemos de
Palavras-chave: Crustáceo - Brasil - Nordeste
Data do documento: 1965
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: CASTRO, A. L. de (1965)
Resumo: Em excursão realizada ao nordeste brasileiro, em janeiro de 1964, o autor colecionou numerosos exemplares de uma lagostinha da família Callianassidae, pertencente ao gênero Upogebia Leach. O material encontra-se em estudo, não tendo sido ainda possível a correta identificação da espécie, pois embora apresente muita semelhança com U. affinis (Say), mostra, entretanto, alguns característicos intermediários entre esta espécie e U.braziliensis Holthuis. O lote proveniente da Barra do Ceará (Fortaleza, Ceará) contém 8 exemplares portando nas brânquias isópodos parasitas da família Bopyridae, que foram identificados como Pseudione upogebiae Hay, constituindo o motivo da presente nota.
Descrição: CASTRO, Alceu Lemos de. Crustáceos isópodos epicarídeos do Brasil. IV: sobre a ocorrência de Pseudione Upogebiae Hay no litoral nordestino (Isopoda, Bopyridae). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.5, n.1, p.11-14, jun. 1965.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4045
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1965_art_alcastro.pdf362,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.