Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40511
Tipo: TCC
Título: Políticas públicas necessárias para o desenvolvimento da pesca artesanal no Distrito de Bitupitá, Ceará
Autor(es): Silva, Marcelo Alves da
Orientador: Furtado Neto, Manuel António de Andrade
Palavras-chave: Pesca artesanal - Politicas Públicas;Pescadores;Engenharia de pesca
Data do documento: 2009
Citação: SILVA, Marcelo Alves da. Políticas públicas necessárias para o desenvolvimento da pesca artesanal no Distrito de Bitupitá, Ceará. 2009. 42 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de identificar políticas públicas para o desenvolvimento da pesca artesanal no Distrito de Bitupitá, Município de Barroquinha, Ceará. O trabalho foi realizado no distrito de Bitupitá, município de Barroquinha, Ceará, no período de setembro e outubro de 2009, e constou de: a) entrevistas a pescadores e proprietários de estruturas pesqueiras; b) acompanhamento de desembarques da pesca de currais e de canoas de pescarias; Foram realizadas no total 50 entrevistas, sendo 32 delas com pescadores de canoas de pesca, 12 com pescadores de curral e 6 com proprietários de pesqueiras de salga. As entrevistas foram realizadas na forma de questionários que continham perguntas que ajudaram a identificar os problemas da pesca artesanal no distrito de Bitupitá, Ceará. De acordo com as entrevistas realizadas, podemos sugerir que uma das principais reivindicações de todos os setores da pesca de Bitupitá, que deve ser adotada pelo poder público, como uma das políticas públicas para desenvolvimento da pesca naquele distrito, seria a construção de uma câmara de conservação do pescado. Esta ação foi citada como importante tanto pela maioria dos pescadores de canoas e currais, como também pelos proprietários de pesqueiras de salga, que justificaram que este equipamento seria bastante útil na época de abundância de peixes, evitando a desvalorização do pescado durante a safra. Uma outra ação do poder público considerada importante pelos entrevistados seria o financiamento pelo poder público de embarcações motorizadas, para garantir uma pesca durante o ano inteiros e com maior segurança, e o financiamento da construção de currais de pesca. A construção de uma estrada asfaltada foi apontada, por pescadores de canoas e currais, como uma ação prioritária para a comercialização do pescado e também como importante para a melhoria o turismo, e consequentemente aumento dos preços de venda do pescado. A capacitação de pescadores através de cursos a serem implementados pelo poder público também seria uma das políticas públicas importantes para o desenvolvimento da pesca na região.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40511
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_tcc_masilva.pdf38,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.