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dc.contributor.advisorBarreira, Irlys Alencar Firmo-
dc.contributor.authorDiógenes, Glória Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2012-11-16T13:59:59Z-
dc.date.available2012-11-16T13:59:59Z-
dc.date.issued1989-
dc.identifier.citationDIÓGENES,Gloria Maria dos Santos. O eu e o outro: a constituição da identidade política nos movimentos sociais urbanos. 1989. 206 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 1989.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4059-
dc.description.abstractThis dissertation has as its assumption the idea that political identity within social urban movements is constituted and reconstituted according to a process. It is based on research that was carried on the Comunidades Esclesiais de Base-CEBs in the poor area of Lagamar in the city of Fortaleza, state of Ceara. Lagamar was chosen as an “ideal model” considering the several relations between state and social movements. This dissertation focus on the struggle for a dwelling, facilities and urban services such which serves as a means for construction of a political awakening led by the movements within poor districts. A qualitative-directed study was developed. Interviews of great depth were used, applied not only to representatives of social urban movements of Lagamar, but also to State Government technicians and local mediators from the theological liberation movement. Besides the utilization of interviews, there were also the employment of in loco annotations of meetings, of lectures and of heated debates between community leaders and state officers. It was noted that there is a similarity between the movement’s subjects and those who “deny” the state’s presence, and both compound the political identity and field of alliances. A brief historical survey of the social movements of Fortaleza was carried on, including the community of Lagamar including its struggles, its organizational efforts and its actors. From these observations it was revealed the newness character of the Social Urban Movements in the production of an instituting political action field (according to Castoriadis). The expanding of the institutional field to include those “new” struggles amplifies the so-called public sphere to reach demands that were considered within the private realm only. It is concluded that the State plays a role in Lagamar conferring to the political identity other referents having as basis participative politics and the struggles for increasing the field of rights leading to improvements in citizenship.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectComunidades Eclesiais de Basept_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectDireitos Sociaispt_BR
dc.subjectCatholic Communitiespt_BR
dc.subjectMovimentos sociais – Lagamar(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectIdentidade social – Lagamar(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectParticipação política – Lagamar(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectCatholic Communitiespt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectSocial Rightspt_BR
dc.titleO Eu e o Outro: a constituição da identidade política nos movimentos sociais urbanospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação tem como pressuposto a ideia de que a identidade política dos movimentos sociais urbanos se constitui e se reconstitui processualmente. Apoia-se em pesquisa realizada com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na favela do Lagamar, em Fortaleza-CE. O Lagamar foi tomado como “caso exemplar’ no que tange ao conjunto de relações entre estado e movimentos sociais. Essa dissertação focaliza a luta por moradia, equipamentos e serviços urbanos como veículo a partir do qual se processa a construção política dos movimentos de bairros. Foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa. Foram realizadas entrevistas aprofundadas não apenas com representantes do campo dos movimentos sociais urbanos do Lagamar, como com técnicos do Governo do Estado e mediadores locais da porta-vozes da teologia da libertação. Além das entrevistas foram efetuadas observações in loco em reuniões, em palestras e situações de conflito entre representantes do bairro e técnicos do governo. Observou-se que a relação de semelhança entre sujeitos do movimento e o processo de “negação” do Estado compõe tanto a identidade política assim como os campos de aliança desses movimentos. Foi realizado um breve histórico dos movimentos sociais em Fortaleza, incluindo o Lagamar, suas lutas, seus processos organizativos e seus atores. A partir destas observações, traduzimos o caráter de novidade dos Movimentos Sociais Urbanos na produção de um campo instituinte (de acordo com Castoriadis) de ação política. A ampliação do campo institucional para essas “novas” lutas amplia a denominada esfera pública para pautas concernentes à demandas, comumente consideradas, do âmbito da vida privada. Conclui-se que o Estado entra em cena no Lagamar conferindo à constituição de identidades políticas outros referentes tendo por base as políticas participativas e as lutas por ampliação de esferas de direitos e de cidadania.pt_BR
dc.title.enThe Self and the Other: the constitution of a political identity within social urban movementspt_BR
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