Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40668
Title in Portuguese: Aplicação do método DMAIC para redução de erros de separação de pedidos em um centro de distribuição no Ceará
Author: Oliveira, Maria Luisa Pimentel de
Advisor(s): Elias, Sérgio José Barbosa
Keywords: DMAIC
Separação de pedidos
Centro de distribuição
Indicador de qualidade aleatória
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, M. L. P. Aplicação do método DMAIC para redução de erros de separação de pedidos em um centro de distribuição no Ceará. 2018. 105 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: A otimização de processos e a redução de falhas contribuem para o desempenho de empresas que buscam excelência operacional, principalmente para obtenção de vantagem competitiva em um setor aquecido como o de cosméticos, beleza e higiene. Nesse sentido, o estudo de um processo logístico de separação de pedidos influencia fortemente o nível de serviço oferecido por uma organização com sua capacidade de satisfazer as expectativas do cliente. Este trabalho apresenta o uso do método DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar, Controlar) para redução de erros do processo de separação de pedidos, mensurado por um indicador-chave de qualidade aleatória de um centro de distribuição do ramo de cosméticos, perfumaria e moda casa. O trabalho foi construído como uma pesquisa ação que consistiu em transformar o desempenho operacional constatado através de um método sistêmico, composto de cinco fases, que possui a finalidade de entender as falhas do processo, investigar suas causas principais e propor melhorias com o auxílio de um conjunto de ferramentas estatísticas e de qualidade. Finalmente, são expostos os resultados obtidos com a aplicação do método proposto, que se apresentaram de maneira positiva para o centro de distribuição, e o atingimento dos objetivos especificados, evidenciando o método DMAIC como um instrumento transformador que não só reduziu em 29% os erros de separação e proporcionou o alcance do indicador-chave de qualidade aleatória, como também contribuiu para alinhar a empresa aos seus objetivos estratégicos.
Abstract: Process Optimization and Failure Reduction contribute to the performance of companies seeking operational excellence, mainly to obtain competitive advantage in tight markets such as cosmetics, beauty and hygiene. In this sense, the study of a logistical process for picking strongly influences the level of service offered by an organization with its ability to fulfill customer expectations. This paper proposes to use the DMAIC (Define, Measure, Analyze, Implement and Control) method to reduce errors in the picking process, as measured by a key performance indicator from a distribution center in the cosmetics, perfumery and home goods. The work is an action research that consisted in transforming the operational performance verified through a method composed of five phases, whose purpose is to understand the common failures of the process, to investigate its main causes and to propose improvements with the aid of a quality statistical toolset. Lastly, the results obtained with the application of the proposed method show the distribution center operation improved, indicating that the DMAIC method is a transforming instrument that not only reduced picking errors by 29% and met the proposed quality KPI, but also contributes to align the company management with its strategic objectives.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40668
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_mlpoliveira.pdf4,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.