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Tipo: Dissertação
Título: Autogestão de carreira dos docentes estrangeiros da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Clark, Karen Rachel Santos
Orientador: Lima, Marcos Antonio Martins
Palavras-chave: Autogestão de carreira;Comportamentos de posicionamento;Docentes estrangeiros;Razões de migração
Data do documento: 2018
Citação: CLARK, Karen Rachel Santos. Autogestão de carreira dos docentes estrangeiros da Universidade Federal do Ceará. 2018. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza, 2018.
Resumo: Numa realidade cada vez mais competitiva e globalizada no universo da academia, observamse que há um fluxo específico de migração de docentes com formação qualificada (FROESE, 2012). Essa mão de obra estrangeira propicia um importante incremento do ponto de vista do ensino, pesquisa e extensão para as atividades acadêmicas, tendo em vista contatos e expertise que foram acumulados, muitas vezes, em passagens anteriores desses profissionais em importantes centros de pesquisa. Convém à gestão superior da Universidade Federal do Ceará (UFC) compreender como o seu quadro efetivo de docentes estrangeiros se comporta em relação à carreira, visando a identificar medidas que tornem essa instituição mais convidativa para talentos do mundo todo. Considerando-se a teoria defendida por parte de Richardson e McKenna (2002), esta pesquisa buscou identificar as principais razões que levam o docente estrangeiro da UFC a trabalhar na Instituição. Tomando como base o modelo teórico de autogestão de carreira, de King (2004), foram caracterizados os tipos de Comportamento de Posicionamento, Influência e a Gestão de Limites Trabalho-Vida pessoal destes docentes. Esta conforma uma abordagem qualitativa, interpretativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 13 docentes estrangeiros efetivos da UFC. Em relação aos dados primários, esses foram tratados por meio da Análise de Conteúdo, utilizando-se o software Atlas TI. Os resultados apontaram as considerações de carreira e o instinto exploratório como os principais motivos que levaram o docente estrangeiro a trabalhar na UFC; o Comportamento de Posicionamento preponderante entre os docentes estrangeiros da UFC refere-se à inovação do conteúdo do trabalho; os principais comportamentos de influência adotados pelos docentes estrangeiros da UFC são a autopromoção e a influência ascendente; e a gestão dos limites trabalho-vida pessoal é administrada satisfatoriamente pelos docentes.
Abstract: In an increasingly competitive and globalized reality in the academy universe, it is observed that there is a specific migration flow of qualified professors (FROESE, 2012). This foreign labor provides an important boost from the point of view of teaching, research and extension to academic activities. These professors have contacts and expertise that have been accumulated, often, in previous passages of these professionals in important research centers. It is appropriate for the administrators of the Federal University of Ceará (UFC) to understand how its effective staff of foreign professors behaves in relation to the career, in order to identify measures that make this institution more inviting to talents from all over the world. Considering the theory defended by Richardson and McKenna (2002), this research sought to identify the main reasons why the foreign professor of UFC chose to work in this Institution. Based on King's theoretical model of career self-management (2004), the types of Positioning, Influence and Boundary Management (management of personal work-life limits) of these academics were characterized. This is a qualitative, interpretive approach, performed through semi-structured interviews with 13 effective foreign professors of the UFC. In relation to the primary data, these were treated through Content Analysis, using Atlas TI software. The results pointed out the career considerations and the exploratory instinct as the main reasons that led the foreign academics to work in the UFC; the preponderant Positioning Behavior among them refers to the innovation of the content of the work; the main influential behaviors they adopt are self-promotion and ascendant influence; and Boundary Management is well managed by them.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40711
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