Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40874
Tipo: TCC
Título: Percursos humanos, um projeto de mobilidade urbana e conforto ambiental para a Av. Pessoa Anta
Autor(es): Araripe, Natália Barreira
Orientador: Farias Filho, José Almir
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Conforto ambiental;Urbanismo sustentável;Av. Pessoa Anta;Fortaleza/CE
Data do documento: Jul-2015
Citação: ARARIPE, N. B. Percursos humanos, um projeto de mobilidade urbana e conforto ambiental para a Av. Pessoa Anta. 2015. 116 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: Este Trabalho Final de Graduação apresenta um projeto de mobilidade urbana e conforto ambiental para a Av. Pessoa Anta, localizada entre os bairros Praia de Iracema e Centro, na cidade de Fortaleza-CE. Busca-se aqui a criação de um espaço de qualidade, que atraia as pessoas e que estimule e facilite a locomoção entre os dois importantes bairros, tão simbólicos para a cidade. A via será tratada, neste projeto, como espaço público, e não só como área de circulação de veículos, tornando-se uma extensão do calçadão da orla interrompido. Para o desenvolvimento do projeto foram feitos diversos estudos sobre a região de influência da Av. Pessoa Anta, incluindo a historiografia por fontes secundárias, as características atuais do espaço, um levantamento de dados a respeito do uso e ocupação do solo, infraestrutura, mobilidade, densidade, renda, patrimônio, legislação incidente e meio ambiente, além de um levantamento dos problemas e conflitos existentes na região. Alguns projetos de referência também foram estudados. Baseado em uma literatura selecionada, que inclui diversos autores contemporâneos que tratam do novo urbanismo, de sustentabilidade, mobilidade e conforto ambiental, foram desenvolvidas as diretrizes que guiaram o projeto: escala humana, diversidade funcional e morfológica, acessibilidade, respeito à memória e identidade. A partir delas, foram escolhidas e aplicadas estratégias para a solução dos problemas encontrados e o desenvolvimento do projeto. O resultado é uma via humanizada, atraente para as pessoas, que prioriza a qualidade ambiental, que oferece áreas de estar e estimula a caminhada. O projeto também fortalece a integração desses dois bairros históricos de Fortaleza, gerando impactos positivos para além da escala do bairro.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40874
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_nbararipe.pdf187,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.