Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40956
Title in Portuguese: Fluidos e contextualização no ensino médio
Author: Borges, Mateus Alcântara de Castro
Advisor(s): Silva, Carla Maria Salgado Vidal
Keywords: Ensino de Física
Fluidos
Proposta pedagógica
Issue Date: 2018
Citation: BORGES, M. A. C. Fluidos e contextualização no ensino médio. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: O uso de contextualização no ensino de Física é de fundamental importância para o aprendizado do aluno, pois o mesmo já possuindo conceitos físicos pré-estabelecidos tem mais facilidade em substituí-los pela nova informação, possibilitando que haja uma boa aprendizagem. Neste trabalho que tem como foco a contextualização do assunto de fluidos, serão revisados alguns conceitos importantes de algumas teorias de aprendizagem, será dada a sugestão de uma ementa que aborda assuntos fundamentais de fluidos para o ensino médio, a descrição da ementa, sugestão bibliográfica, aplicações relacionadas ao cotidiano do aluno, como também, em tecnologias. Por fim, foi aplicado um questionário aos alunos como forma de reforçar a importância de contextualizar os assuntos de Física. Através do questionário aplicado, pode-se perceber que quase 20% dos estudantes não relacionam a Física com o seu cotidiano; reforçando a necessidade de uma maior contextualização em sala de aula.
Abstract: The use of contextualization in Physics teaching is of fundamental importance for student learning, since they already possess pre-established physical concepts which is easier to replace by the new information, allowing good learning. In this work, we focus on the contextualization of the subject of fluids. We will review some important concepts of some learning theories, we will be given the suggestion of a program that addresses the fundamental subjects of fluids in high school, the description of the program, bibliographic suggestion, applications related to the student's daily life, as well as in technologies, finally, a questionnaire was applied to the students as a way to reinforce the importance of contextualizing the subjects of Physics. Through the questionnaire, it can be seen that almost 20% of students do not relate physics with their daily life; reinforcing the need for greater contextualization in the classroom.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40956
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_macborges.pdf2,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.