Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40976
Title in Portuguese: Gravitação: história, análise de livros didáticos e uma proposta de abordagem histórica em sala de aula
Author: Santos, Rubens Leandro dos
Advisor(s): Silva, Carla Maria Salgado Vidal
Keywords: Gravitação
Ensino de Física
Proposta pedagógica
Issue Date: 2018
Citation: SANTOS, R. L. Gravitação: história, análise de livros didáticos e uma proposta de abordagem histórica em sala de aula. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo principal a apresentação de uma proposta de aula feita como modo de inserção da História da Ciência, que vem sendo discutido quanto à sua importância na divulgação da ciência e no rendimento de uma aula em si. No âmbito da Física, tal conteúdo especifica-se na forma da História da Física, que tem início na Antiguidade, na forma de observações celestes. Assim, a gravitação, que descende do estudo do movimento, foi escolhida como o tema específico a ser usado em sala de aula. Para se alcançar o objetivo deste trabalho, o mesmo divide-se em três partes: a primeira é formada de uma apresentação geral de como a gravitação evoluiu do estudo do movimento até tomar forma própria. A segunda parte constitui uma análise de livros didáticos comumente usados como referência por professores, alguns já usados como livros principais, outros aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) como adequados para uso. A terceira parte é, finalmente, a proposta como forma de divisão de aulas, atividades e materiais a serem usados. A conclusão deste trabalho discorre sobre como os materiais didáticos abordam a História da Física como modo de complemento à visão mais técnica e matemática da ciência física e como a proposta de aula trabalharia como modo de reverter ou ampliar a situação criada pelos professores e materiais didáticos em conjunto nas salas de aula, visando mostrar um outro lado da física, um lado mais humano e amigável.
Abstract: The current work has as main purpose the presentation of a class suggestion made as an insertion mode of History of Science, a content that is debated about its importance in science spread and in the efficiency in a class itself. On the Physics context, such content specifies in form of History of Physics, witch begins in Antiquity, as heavenly observations. Therefore, gravitation, that derives from movement studies, was chosen as the specific theme to be used in classroom. To reach the objective of this work, it is divided in three parts: the first one is formed by a general presentation of how gravitation had evolved from movement study until takes its own shape. The second part constitutes a textbook analysis usually utilized as references by teachers, some of them already used as main textbooks, others approved by the Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) as appropriate for use. The third part is, finally, the suggestion as class division mode, activities and materials to be used. The conclusion of this work tells about how teaching materials approaches the History of Physics as complement mode to technical and mathematical vision of the physical sciences and how the class suggestion would work as a way to reverse or expand the situation created by teachers and teaching materials jointly in classrooms, aiming show another side of physics, a most human and friendly side.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40976
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_rlsantos.pdf11,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.