Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41021
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estado autoritário, direção partidária e cultura política: o jornal O Nordeste na década de 1930 (Fortaleza/CE)
Autor(es): Pinto, José Aloísio Martins
Palavras-chave: Comunismo;Nordeste Brasileiro
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: PINTO, José Aloísio Martins. Estado autoritário, direção partidária e cultura política: o jornal O Nordeste na década de 1930 (Fortaleza/CE). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.
Resumo: Fundado em junho de 1922, sob os auspícios da Arquidiocese de Fortaleza, então administrada por Dom Manuel da Silva Gomes, O Nordeste, além de afirmar que “ser comunista é ser inimigo do Brasil”1 e que “os bolcheviques não têm nada de humano”2 , colocou-se a favor de outras práticas desenvolvidas pelo Tradicionalismo Católico da época. A despeito de criticar a instituição da República, o jornal mostrou-se defensor intransigente da ordem. Condenou as Revoltas Tenentistas. Expressou concordância com o programa da Legião Cearense do Trabalho (L C T).3 Atuou na Liga Eleitoral Católica (LEC). Publicou as opiniões de Plínio Salgado, futuro dirigente da Ação Integralista Brasileira. Elogiou calorosamente Adolf Hitler, Benito Mussolini, Engelbert Dollfus, chanceler da Áustria, de 1932 a 1934 e aliado de Mussolini e Antonio de Oliveira Salazar. Adotou posições anti-semitas. Publicou vetos ao protestantismo, à maçonaria e ao espiritismo. Em relação à Rússia, ao discorrer acerca da mentalidade revolucionária e dos planos bolchevistas, o periódico mostrou quão insensato era o comunismo aos seus leitores. Afora isso, impôs-lhes regra de comportamento e cobrou-lhes fidelidade na hora da definição. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41021
ISBN: 978 85 98711 08 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_jampinto.pdf276,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.