Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41164
Title in Portuguese: O uso do instrumental “Aluno Nota 10” como ferramenta de avaliação no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do ensino médio
Author: Silva, Ronalt Gomes da
Advisor(s): Silva, Carla Maria Salgado Vidal
Keywords: Avaliação
Aprendizagem
Ensino médio
Issue Date: 2018
Citation: SILVA, R. G. O Uso do instrumental “Aluno Nota 10” como ferramenta de avaliação no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do ensino médio. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: No presente trabalho utilizamos, do instrumental criado na plataforma Google, o aplicativo “Aluno Nota 10”, como alternativa de reduzir os índices de indisciplina nas escolas públicas de Ensino Médio, além de poder diagnosticar de forma individualizada os prováveis pontos de fragilidade da aprendizagem de cada aluno. Os planejamentos das respectivas áreas do conhecimento foram estabelecidos pela contextualização interdisciplinar de forma metodológica e didática, na construção e produção dos conhecimentos adquiridos pelos docentes e discentes em sala de aula estabelecendo uma aprendizagem concreta. Contudo, as análises referentes ao estudo desta pesquisa na modalidade do Ensino Médio condizem com fatos educacionais relevantes que diz respeito ao ensino-aprendizagem do discente de forma pedagógica nesse contexto avaliativo. O instrumental consiste em um formulário On-line que é preenchido durante ou após as aulas, a fim de que cada professor avalie os alunos, não só em relação ao conteúdo abordado durante o tempo pedagógico, mas também em relação à disposição do aluno a gerar um clima em sala de aula que favoreça o processo de ensino-aprendizagem. Pequenos detalhes como pontualidade, assiduidade, organização de sala, realização das tarefas propostas didaticamente e as inter-relações pessoais, são fatores apontados em diversos artigos científicos como parte crucial para um bom rendimento dos estudantes. Corresponsabilizar o aluno por seu rendimento estimula-o a construir uma relação de intensa troca de experiências e aquisição de informações que estreitam a relação professor-aluno, favorecendo o processo de aprendizagem. Através de um gerenciamento os dados são realizados e interpretados objetivando obter um caráter educacional, promovendo estratégias e possibilidades de aprendizagem, buscando uma proficiência nas aulas ministradas na escola que se valorize todos os procedimentos relacionados a uma qualidade no cenário almejado. Observamos que após, a adoção do instrumental “Aluno Nota 10”, houve uma redução de 40% no total de disciplinas críticas, que são disciplinas que reprovam ao menos um quinto da turma, e isto significa que o rendimento quantitativo dos alunos aumentou de modo geral, além de contribuir consideravelmente com um clima propício à aprendizagem.
Abstract: In the present work, we used the "Aluno Nota 10" application, as an alternative to reduce indiscipline indices in public High Schools, as well as to diagnose at an individual level way the probable weak points of the learning process each student. The planning of the respective areas of knowledge was established by the interdisciplinary contextualization methodologically and didactically, at the construction and production of the knowledge acquired by the teachers and students in the classroom establishing a concrete learning. However, the analyzes related to the study of this research in the modality of High School correspond with relevant educational facts that relates to the teaching learning of the student in a pedagogical way in this evaluative context. The instrument consists of an online form that is completed during or after classes, so that each teacher evaluates the students, not only in relation to the content addressed during the pedagogical time, but also in relation to the student's willingness to generate a classroom climate that favors the teaching-learning process. Small details such as punctuality, attendance, room organization, accomplishment of the tasks proposed and personal relationships are factors pointed out in several scientific articles as a crucial part of a good income for students. Matching the student to his or her performance stimulates him to build a relationship of intense exchange of experiences and acquisition of information that narrows the teacher-student relationship, favoring the learning process. Through a management, the data are realized and interpreted aiming at obtaining an educational character, promoting strategies and possibilities of learning, seeking a proficiency in the classes taught in the school that values all the procedures related to a quality in the desired scenario. We observed that after the adoption of the instrument "Aluno Nota 10", there was a reduction of 40% in the total number of critical subjects, which are disciplines that fail at least one fifth of the class, and this means that the students' quantitative general, in addition to contributing considerably to a learning climate.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41164
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_rgsilva.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.