Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41219
Title in Portuguese: Percepção dos gestores da Universidade Federal do Ceará sobre a influência do cerimonial de colação de grau na identidade organizacional da UFC
Author: Forte, Larissa Ingrid Cardoso
Advisor(s): Silva, Joelma Soares da
Keywords: Gestores
Colação de grau
Cerimonial
Identidade organizacional
Universidade Federal do Ceará
Issue Date: 2018
Citation: FORTE, Larissa Ingrid Cardoso. Percepção dos gestores da Universidade Federal do Ceará sobre a influência do cerimonial de colação de grau na identidade organizacional da UFC. 2018. 71 f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade,Curso de Secretariado Executivo, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: A universidade não deve limitar-se a ser apenas fornecedora do conhecimento, como também deve preocupar-se com a identidade institucional reconhecida pelos seus membros, e a colação de grau é um elemento significativo para a formação dessa percepção. Para isso possui como objetivo geral do estudo identificar as percepções de gestores da Universidade Federal do Ceará acerca da influência do cerimonial da colação de grau na identidade institucional da Universidade. A pesquisa tem base qualitativa e quantitativa, além de caracterizar-se como descritiva. O presente estudo também tem como técnica de coleta de dados a entrevista e como instrumento de coleta a Escala de Likert, questionário e roteiro de entrevista. A análise dos dados foi feita a partir das informações coletadas com os gestores da reitoria e das entrevistas semiestruturadas realizadas com a chefe do cerimonial desta instituição e com os coordenadores da unidade acadêmica FEAACS. Conclui-se que a colação de grau é um instrumento que influencia a identidade institucional da UFC, e isso se dá através da sua atuação como formadora de opinião acerca desta instituição, ao enaltecer a identidade da universidade por meio da execução dessa cerimônia, que é cercada por ritos, rituais e símbolos, e que através dela é possível fortalecer valores institucionais, bem como a cultura da organização. Além de fortalecer e despertar o sentimento de pertencimento e dever cumprido pelos docentes.
Abstract: The University should not only be a supplier of knowledge, but should also be concerned with the institutional identity recognized by its members, and the graduation ceremony is a significant element in the formation of that perception. For this purpose, the general objective of this study is to identify the perceptions of the Federal University of Ceará’s managers about the influence of the graduation ceremony on the institutional identity of the University. This research has qualitative and quantitative basis, besides characterizing itself as descriptive. The present study also has as a data collection technique the interview and as an instrument of collection the Likert Scale, questionnaire and interview script. The analysis of the data was made from the information collected with the managers of the Rectory and the semi structured interviews conducted with the head of the Ceremonial of this institution and with the coordinators of the academic unit FEAACS. It concludes that graduation ceremony is an instrument that influences the institutional identity of the UFC, and this is done through its acting as opinion form about this institution, enhancing the identity of the University through the execution of this ceremony, which is surrounded by rites, rituals and symbols, and that through this ceremony is possible to strengthen the institutional values as well as the culture of the organization. Besides strengthening and awakening the feeling of belonging and accomplishment by the teachers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41219
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_licforte.pdf1,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.