Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41306
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: o Ceará contado, recontado e cantado em a bailarina e o casamento da Peraldiana
Autor(es): Lima, Francisco Wellington Rodrigues
Palavras-chave: Teatro Cearense;Carlos Câmara;Teatro Nacional
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFBA
Citação: LIMA, Francisco Wellington Rodrigues. Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: o Ceará contado, recontado e cantado em a bailarina e o casamento da Peraldiana. Inventário, Salvador, n. 22, p. 99-118, dez. 2018.
Resumo: Falar sobre o teatro cearense, a nível nacional, era algo quase que inexistente na história do teatro brasileiro, pois tratava-se de um teatro longínquo, visto, na maioria das vezes, de forma preconceituosa, simples e repleto de dificuldades; um teatro esquecido e considerado regional. O teatro brasileiro se resumia quase que totalmente ao eixo Rio-São Paulo. Conforme aponta Costa (2014), “timidamente”, o restante do Brasil, por volta dos anos de 1960/1970, começará a ser mencionado em livros que falam sobre a história do teatro brasileiro. E, no que se refere ao Ceará, cita-se apenas o nome de José de Alencar e algumas de suas obras dramatúrgicas. Diante do exposto, é que agora, felizmente, iremos abordar o teatro de Carlos Câmara e duas de suas importantes burletas – A Bailarina (1919) e O Casamento da Peraldiana (1919) -, encenadas e produzidas aqui, no Ceará, demostrando, assim, a existência, fora do eixo Rio-São Paulo, de um teatro de cunho nacional de qualidade e de eloquência; a existência de um teatro que não deixaria, de forma alguma, a desejar se tivesse tido a oportunidade de circular pelo pais, assim como aconteceu com as grandes companhias do seu tempo que, a grosso modo, encenavam obras e/ou peças de dramaturgos, na maioria das vezes, estrangeiras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41306
ISSN: 1679-1347
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_fwrlima.pdf920,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.