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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Elaine Freitas de-
dc.contributor.authorSales, kamila Soares-
dc.date.accessioned2019-05-02T22:24:21Z-
dc.date.available2019-05-02T22:24:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSALES, Kamila Soares. A formação acadêmica em Secretariado Executivo como diferencial no trabalho de assessoria: um estudo com servidores técnicos administrativos e secretários executivos da Universidade Federal do Ceará. 2018. 85 f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade,Curso de Secretariado Executivo, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41315-
dc.description.abstractThe Executive Secretariat professional has evolved in what concerns his performance and academic formation, which now requires of them, greater responsibilities and different competencies. From this perspective, they possess theoretical knowledge that enables them to develop a profile to work in federal institutions of higher education. However, it is still perceived that the positions destined to professional category are occupied by professionals with graduation in other areas. Therefore, the study has as general objective to analyze the relationship between the specific training in Executive Secretariat and the advisory activities developed by servers of the Federal University of Ceará. Through the following specific objectives: To identify the activities carried out by the Secretaries of the Federal University of Ceará; To verify if there is a parallel between the competences and abilities exercised by the secretaries of the Federal University of Ceará with the National Curricular Guidelines of the Course of Executive Secretariat; To investigate the positives and difficulties encountered by the Secretaries of the Federal University of Ceará; Understand how the academic formation can be a differential in the advisory work of the secretaries of the Federal University of Ceará. The methodology used was qualitative, based on a field research conducted with the administrative technicians and executive secretaries of the Federal University of Ceará, and for the collection of information, documentary and bibliographic surveys were carried out, as well as questionnaires. To analyze and interpret the data, we used content analysis, descriptive statistics and comparative analysis in order to obtain an understanding of the meanings of the data. The results obtained evidenced the achievement of the proposed objectives, identifying the activities, skills, abilities, difficulties and positive points, since the groups of investigated ones recognized that the formation is a differential for the work of secretary in the university. However, it turns out that the professional with specific training is more apt to perform the functions, since through their knowledge they are prepared to face challenges and contribute in the best way to institution.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectTécnico administrativopt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.titleA formação acadêmica em Secretariado Executivo como diferencial no trabalho de assessoria: um estudo com servidores técnicos administrativos e secretários executivos da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO profissional de Secretariado Executivo evoluiu no que concerne a sua atuação e formação acadêmica, que passou a exigir destes, maiores responsabilidades e competências distintas. Nessa perspectiva, possuem em sua formação conhecimentos teóricos que o possibilita a desenvolver um perfil para trabalhar em instituições federais de ensino superior. Entretanto, ainda percebe-se que os cargos destinados a categorial profissional, são ocupados por profissionais com graduação em outras áreas. Diante disso, o estudo tem como objetivo geral analisar a relação entre a formação específica em Secretariado Executivo e as atividades de assessoria desenvolvidas por servidores da Universidade Federal do Ceará. Através dos seguintes objetivos específicos: Identificar as atividades de realizadas pelos secretários da Universidade Federal do Ceará; Verificar se há um paralelo entre as competências e habilidades exercidas pelos secretários da Universidade Federal do Ceará com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Secretariado Executivo; Investigar os pontos positivos e as dificuldades encontradas pelos secretários da Universidade Federal do Ceará; Compreender como a formação acadêmica pode ser um diferencial no trabalho de assessoria dos secretários da Universidade Federal do Ceará. A metodologia utilizada foi qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo realizada com os técnicos administrativos e secretários executivos da Universidade Federal do Ceará, e para o levantamento de informações foram realizados levantamentos documental e bibliográfico, bem como aplicação de questionários. Para análise e interpretação dos dados foram empregadas análise de conteúdo, estatística descritiva e análise comparativa com intuito de obter a compreensão dos significados dos dados. Os resultados alcançados evidenciaram a consecução dos objetivos propostos, identificando as atividades, competências, habilidades, dificuldades e pontos positivos, haja vista que os grupos de investigados reconheceram que a formação é um diferencial para o trabalho de secretário na universidade. Contudo, verifica-se que o profissional com formação específica está mais apto a exercer as funções, uma vez que através de seus conhecimentos se encontram preparados para enfrentar desafios e contribuir da melhor forma para instituição.pt_BR
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

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